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HitdaBreakz

2/12/2008

DJ Shadow & Cut Chemist: de regresso aos 45s


No final da entrevista que lhe fiz a propósito de "The Outsider", DJ Shadow já dava conta da sua vontade de voltar aos mundos paralelos que sempre gostou de explorar, desde o início da sua carreira. Porque Shadow tem sabido equilibrar o lado mais visível da sua discografia - "Endtroducing", "Private Press", "The Outsider" - com uma série de aventuras que parecem desenhadas para a sua base hardcore de fãs - "Brainfreeze", "Product Placement", , "Diminishing Returns", "Funky Skunk". Se na sua discografia "oficial" é a faceta de produtor que sai mais evidenciada, nestes discos de circulação limitada é o seu lado de dj e até de digger que se sublinha. Agora, Shadow tem um novo álbum na rua em colaboração com Cut Chemist: "The Hard Sell".
Este é o terceiro capítulo numa já longa colaboração com Cut Chemist, ex-Jurassic 5. Shadow e Cut conheceram-se de forma curiosa: ambos editaram em tempos faixas com o título de Lesson 4 por terem ambos decidido homenagear a dupla Double Dee and Steinski, criadores das famosas Lesson 1, 2 & 3. "Great minds think alike", diz o ditado, e Cut e Shadow não demoraram a estabelecer uma parceria que cedo começou a render dividendos (Cut foi, por exemplo, um dos poucos a remisturar Shadow, reconstruindo a clássica "The Number Song"). Mas foi com "Brainfreeze" que a colaboração ganhou dimensões extraordinárias. Set composto exclusivamente de Funk 45s, "Brainfreeze" foi o responsável por lançar luz na subcultura de coleccionismo hardcore de funk que fez disparar o preço das peças mais raras deste género. A febre foi tal que até "Brainfreeze" virou peça de colecção. O mesmo haveria de acontecer com "Product Placement", o segundo capítulo nesta viagem pelo mundo dos singles de funk.
Mas os fãs dessas suas lições práticas na arte de descobrir, sequenciar e mixar singles de funk não sabem bem o que os espera com "The Hard Sell"! Neste novo álbum, a receita continua a implicar uma dieta exclusiva de 45s, mas desta vez há 8 gira-discos e dois pedais de sampling mais uma rack de efeitos em jogo. Tudo começou com um convite para uma actuação no famoso Hollywood Bowl em Junho passado. O CD entretanto editado foi gravado nos ensaios de preparação desse concerto. Ora, interessante aqui é a decisão de Shadow e Cut de realizar uma inflexão de caminho no preciso momento em que a sua fórmula angaria atenção suficiente para merecer um convite para actuar num espaço com capacidade para 16.500 pessoas. É verdade, o equivalente ao nosso Pavilhão Atlântico. Dois Djs no Pavilhão Atlântico...!!! Shadow e Cut poderiam ter optado por regressar ao terreno conhecido dos Funk 45s, garantindo assim o sucesso da aventura. Mas "The Hard Sell", como o título indica, é algo mais complicado. Este termo de marketing designa uma estratégia mais "violenta" de abordagem dos consumidores, que foi exactamente o que Shadow e Cut fizeram aqui. Mais violenta, claro, porque os transporta para terrenos desconhecidos. Já não o funk, mas uma viagem intensa que começa em terrenos Doo Wop (embora transformados) e percorre um longo caminho que passa pelo Hip Hop (e pela homenagem, por exemplo, aos De la Soul de "3 Feet High & Risin'" pela via da desconstrução dos samples originais de alguns dos momentos-chave desse grande e histórico álbum), pelo rock e pelo que mais se possa imaginar, numa viagem intensa, dura e imprevisível. Dj Shadow e Cut Chemist decidiram correr riscos. E logo no momento em que se preparavam para enfrentar 16 mil pessoas. O que só demonstra o carácter irrequieto destes dois criadores.
Em "The Hard Sell" já não é tanto a ilustração de uma cultura ou de uma ideia de diggin' que está em causa, mas a utilização dos discos para a construção de algo novo. É isso que se quer dizer ao ir buscar os samples origianis de "Jenifa", por exemplo: esta é uma arte que vive do reenquadramento de velhos pedaços de vinil que podem - e devem - ser usados para erguer novas obras. "The Hard Sell" é, no fundo, uma mensagem, uma espécie de manifesto que parece pedir para se voltarem a colocar os pés no chão nesta época de profundo delírio digital. Não é à toa que a capa do álbum mostra uma velha jukebox a revoltar-se e a disparar singles de sete polegadas contra iPods...
Arranjem as vossas cópias o quanto antes. Vão esgotar, certamente.
No próximo dia 24 de Março, DJ Shadow estará em Madrid com Cut Chemist para apresentar este projecto. Uma delegação do Hit da Breakz estará presente para depois reportar o que viu.

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