<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

11/20/2005

Break da SemanaTM : Stevie Wonder - Superstition


Image hosted by Photobucket.com
Como explicava ontem o Dub, o tempo não tem sido muito generoso em termos de abundância aqui para os lados do Hit da Breakz e isso explica a dose algo fraca de postagens que por aqui temos colocado nos últimos tempos. É que o team Loop:Recordings tem andado a fazer uma digressão por escolas de alguns pontos do país (Vila Real primeiro, Aveiro depois e ainda falta Famalicão, cuja ronda começa já amanhã) onde temos tido a oportunidade de falar do universo Hip Hop, da sua história, do seu crescimento estético e comercial e, sobretudo, dos métodos que existem para o produzir. E isso implica que falemos de Diggin' nas sessões que promovemos. E é muito interessante ver alunos do secundário (entre os 16 e os 18 anos) a tocar em discos de vinil pela primeira vez e a perceber os pequenos milagres que se podem fazer com um bom disco, um prato e um sampler. E nesse aspecto, a experiência nas quatro escolas de Aveiro foi muito entusiasmante.

"Practice what you preach", dizem os sábios. E claro, nós tentamos seguir à letra esse adágio e se passamos horas a dizer às pessoas que o diggin' é um caminho possível para entender a história da música, para descobrir combustível para as nossas produções ou DJ sets, então sempre que temos uma oportunidade não nos escusamos ao confronto com velhas rodelas de vinil em qualquer lugar onde o nosso faro nos diga que pode haver discos. E algo nos dizia que não viríamos de Aveiro de mãos a abanar. E não viémos!

No interessante lote que apanhámos na Remar de Aveiro estava este clássico de Stevie Wonder, um homem de que temos falado por aqui com alguma intensidade nos últimos tempos (por exemplo aqui) por causa da edição do seu novíssimo álbum, A Time to Love. Trata-se do enorme Superstition, tema incluído originalmente em Talking Book, um álbum em que Stevie tocou todos os instrumentos, incluindo, portanto, a potente bateria que aqui se faz ouvir. Stevie popularizou este tema graças a uma digressão com os Rolling Stones, que lhe possibilitou a comunicação directa com um público mais vasto (e mais branco...) do que aquele que estava habituado a ter.

A edição deste single é nacional (na Movieplay) e tem uma capa (muito boa, por sinal) que é exclusiva desta prensagem (tanto quanto eu sei) o que lhe dá algum valor no mundo dos coleccionadores. Mas o que é realmente valioso é o som que se desprende das espiras: Superstition é um dos momentos altos da carreira de Stevie, com um groove possante e um colorido clavinet que lhe dá uma identidade muito forte. Se virem por aí este single, seja em edição nacional ou não, não deixem se o trazer para casa. Sobretudo se vos custar os mesmos 50 cêntimos que eu dei por este...

Stevie Wonder Superstition (MP3)

Stevie Wonder - Superstition (live) (MP3)