<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

6/12/2008

Fernando Pessoa e Hip Hop, 13 Junho


No próximo dia 13 de Junho completam-se 120 anos sobre o nascimento de Fernando Pessoa. Para celebrar a data, a Casa Fernando Pessoa e a Câmara Municipal de Lisboa decidiram lançar um desafio à editora Loop:Recordings e marcar um encontro entre os escritos do poeta e algumas das mais aplaudidas vozes do movimento Hip Hop nacional.

O primeiro resultado desse desafio será o espectáculo que no próximo dia 13 tomará conta do Terreiro do Paço, ali mesmo ao lado do Martinho da Arcada tão caro a Fernando Pessoa. A partir das 18 horas haverá música e graffiti para evocar a obra de Fernando Pessoa.

Melo D, Maze e Fuse dos Dealema, Raptor, Rocky Marsiano, Rodrigo Amado, Sagas, Dj Ride, T-One, D_Fine e Viriato Ventura (pai de Sam The Kid) serão os artistas que marcarão presença no palco montado no Terreiro do Paço. As actividades começarão às 18 horas, com DJs da Loop (Rui Miguel Abreu, José Belo, D-Mars, DJ Ride) a darem música à cidade enquanto painéis alusivos à iconografia pessoana serão pintados por Nomen, um dos mais reputados writers de graff nacionais. Às 22 horas começará o concerto propriamente dito.

Entretanto, estão a ser dados os retoques finais num álbum de homenagem a Fernando Pessoa que a Loop:Recordings deverá editar em Setembro. Este projecto nasce igualmente do desafio lançado pela Casa Fernando Pessoa. Tem direcção artística de D-Mars (aka Rocky Marsiano) e envolve artistas como Pedro Laginha (actor, vocalista dos Mundo Cão) em colaboração com DJ Ride, Marta Hugon em colaboração com os Spill de André Fernandes, Kalaf em colaboração com o trio do saxofonista Rodrigo Amado, D_Fine e Rocky Marsiano, Maze com o DJ Soma, Fuse, Melo D, Sagas, Raptor e Sam The Kid com o seu pai, Viriato Ventura.

Todos estes projectos partiram de diferentes abordagens aos textos de Pessoa para uma viagem de redescoberta das suas palavras e ideias. A edição em CD deste projecto deverá ser acompanhada de um DVD com entrevistas aos diversos artistas envolvidos e imagens do concerto do próximo dia 13.

HIP HOP PESSOA
Dia 13 de Junho


18 horas – início com djs e graffiti
22 horas – concerto

Entrada livre