<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

3/19/2008

RBMA Taster: dia # 3


O último dia do Taster da Red Bull Music Academy teve lugar no passado sábado, com um verdadeiro "Detroit Day": Juan Atkins e Waajeed foram os lecturers convidados para fechar em beleza o último dia de actividades.
No sábado, depois de três dias de convívio muito próximo, os 50 convidados já estavam em velocidade de cruzeiro e o ambiente era fantástico: podia perceber-se no ar a densidade de criatividade, com todos os cantos ocupados com gente a fazer música, a passar música, a partilhar música, a ouvir, pensar e respirar música. Hip Hop, Dubstep, House, Techno, Reggae... eram muitas as coordenadas que se iam atravessando e o ambiente de pura vontade de realizar alguma coisa. Muito interessante.
Juan Atkins assinou a primeira das lectures desse dia. Visivelmente cansado (a agenda deste senhor é impressionante!), ainda assim revelou histórias interessantes sobre a época em que começou a fazer música, com meios ainda muito primitivos: a memória dos settings dos seus teclados analógicos era inexistente e por isso guardavam-se esses settings fotografando com polaroids os próprios sintetizadores! Atkins é obviamente uma lenda viva, um dos pioneiros da transformação de Detroit na meca electrónica que é hoje. os aplausos que recebeu foram, pois claro, mais do que mereceidos.
A lecture da tarde pertenceu a Waajeed, homem dos excelentes Platinum Pied Pipers (que estão a trabalhar num novo disco), patrão da Bling 47 e companheiro próximo de outras lendas de Detroit como os Slum Village e Jay Dee, o homem que lhe ofereceu a sua primeira MPC. Um dos momentos altos da comunicação de Waajeed foi aliás quando permitiu que a plateia ouvisse algumas das mensagens que Jay Dee lhe deixava no seu gravador de chamadas. Verdadeiramente comovente. Waajeed forneceu ainda muito material para consideração para todos os produtores na sala, falou de dedicação e disciplina, mostrou a sua visão do empreendedorismo e tocou muita música, incluindo beats onde a influência do techno de Detroit se faz sentir de forma muito óbvia.
No final, pode dizer-se que esta iniciativa da Red Bull Music Academy Portugal correu a 100 por cento e superou todas as expectativas: não só a organização foi exemplar, como a matéria prima seleccionada deixou claro que estamos todos no bom caminho. Venha a próxima etapa: estamos todos preparados.