<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

2/20/2008

Social Disco Club no Lux - 6ª 22



Humberto Matias é Social Disco Club e Zac encarna a Barna Sound Machine. Ambos acreditam no poder do disco para movimentar corpos e espíritos. A prova estará na próxima Espuma dos Dias, já esta sexta-feira, dia 22.


Há exactamente 30 anos, todos os homens do mundo queriam ser John Travolta e todas as mulheres queriam cair-lhe nos braços. Tudo por causa de “Saturday Night Fever”, o filme que se baseava num artigo do jornalista britânico Nik Cohn publicado na influente “New York Magazine”. “Tribal rites of the new Saturday night”, assim se intitulava o artigo, foi o resultado da prodigiosa imaginação de Cohn que, já nos anos 90, confessou ter inventado a personagem de Tony Manero que Travolta interpretou no grande ecrã. Este facto é sintomático de todo o fenómeno disco: invenção e reinvenção, realidade e fantasia são coordenadas que se cruzam e confundem neste fenómeno. Afinal de contas, o re-edit, estratégia importante do arsenal do dj de disco – clássico e moderno – é em si mesmo uma reinvenção da realidade. Com fita magnética, tesoura e cola um tema de funk de três minutos passava a ser um opus de groove para a pista estendido no tempo sobre doze polegadas de vinil. Tom Moulton, Walter Gibbons e Danny Krivit, entre outros, procuraram dilatar os grooves para melhor os encaixarem na pista de dança e no processo inventaram a revolução que Travolta depois personificaria no cinema com uma banda sonora dos Bee Gees que quebrou recordes de vendas em todo o mundo.
Três décadas mais tarde o filme mudou, mas o desejo de recriação mantém-se inalterado. Novos heróis como Todd Terje, Greg Wilson ou Pilooski aplicam o impulso recriador sobre velhas canções, elevando o passado, sob a forma de re-edits, até às necessidades do presente. Humberto Matias, o homem por trás do Social Disco Club, compreende esse impulso e usa-o para personificar a sua visão do disco.
“Escolhi um nome que por si só mostrasse do que se trata o projecto. Tentei que soasse a década de 70. E quero que a música que passo seja acessível a muita gente.” Na década de 70 a discoteca tornou-se no centro de uma revolução social – subúrbios e inner cities, brancos e negros, straight e gay… a pista de dança sagrava a igualdade, sem nunca esquecer as diferenças. Essa é uma das magias do disco.
“Cerca de 80% das faixas que passo tem arranjos meus... as faixas soam quase iguais ao original, mas nota-se qualquer coisa diferente.” O que se nota é a personalidade do próprio DJ que recorta os originais à sua própria medida, para manter a festa sempre em alta. O re-edit traduz igualmente o sonho de perfeição de cada dj.
“Os re-edits, quando são bem feitos, têm um poder incrível,” garante Humberto, que acrescenta “quando faço um edit tento sempre respeitar ao máximo o original. O crédito não é meu, mas sim de quem tocou e criou a música.” E nesse sentido, Humberto Matias enumera Danny Krivit, Larry Levan, Tee Scott, John Morales e François Kevorkian como referências clássicas, elegendo Greg Wilson e Todd Terje como incontornáveis influências modernas.
A “marca” Social Disco Club está envolvida num maxi editado recentemente com o apadrinhamento de Greg Wilson. “Barna Vs Porto EP” (editado na Ocsid Music) junta trabalho de reconstrução de Social Disco Club e Barna Sound Machine com a aura disco a dominar ambos os lados de um maxi que recebeu elogios de Simon Lee (Faze Action) e Pete Herbert (Reverso 68) entre outros nomes.
Juntamente com Social Disco Club estará na Espuma dos Dias a Barna Sound Machine, o alter-ego de Zac, um francês a viver em Barcelona já com uma série de discos editados (a série Funk For Your Face na Blindtest). Juntos, Humberto e Zac prometem arrancar o John Travolta que existe dentro de cada um de nós. Para se prepararem, fica uma lista de 5 clássicos pensada por Social Disco Club.

Pam Todd - Together (Mr. Chinn's Eternal Love Mix)
Crown Heights Affair - You Gave Me Love (Greg Wilson Edit)
Chic - I Want Your Love (Todd Terje Edit)
Jessie G - That's Hot (SDC Edit)
Claudja Barry - Love For The Sake Of Love (Pete Herbert Edit)


(Texto escrito para a revista Blah Blah Blah do Lux)

Humberto Matias teve ainda a gentileza extrema de nos dar uma pequena amostra da atmosfera que irá construir na próxima sexta-feira no Lux. Há um set feito a pensar em nós aqui em baixo para todos descarregarem. Força!

Set Exlusivo de Social Disco Club para o Hit da Breakz (áudio)