<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

1/08/2008

Floodwatchmusic - estudos hip hop


O blog Floodwatchmusic é a minha mais incrível descoberta na internet nos últimos tempos. Trata-se de um blog para dissecar totalmente, tal a riqueza dos seus conteúdos. Antes de passarmos a essa enumeração, permitam-me apenas que partilhe uma ideia que me acompanha há muito tempo: sempre achei que a música se estuda. Não num sentido académico, de ir para o conservatório ou universidade estudar composição ou musicologia (caminhos mais do que nobres, claro), mas quando simplesmente se ouve música em casa. Quando por vezes me detenho em "Breaking Atoms" ou "Low End Theory" ou "Songs of Experience" sinto que estou a a estudar peças clássicas, a tentar descurtinar sentidos para lá do óbvio. Ao que parece, isso é tudo o que o responsável pelo Floodwatchmusic - J. Ben Leonard - faz o tempo todo. E isso permite-nos ter acesso a peças impressionantes como a que agora foi colocada no seu blog - Autopsy of an Album dedicada ao muitas vezes ignorado terceiro álbum dos De La Soul, o enorme "Buhloone Mindstate", de 1993.
Leonard não se limita a enumerar samples - a sua análise ao álbum é bem mais profunda e passa pela exposição dos sentidos mais profundos das letras, pelo valor do disco no contexto da carreira total do grupo, etc. E vai tão fundo que me deu vontade de voltar a ouvir o disco, de o voltar a... estudar.
O site tem outras "autópsias": do tema "Get Down" de MF Grimm, do maxi de "Running Away" de Roy Ayers, etc.
Há outras categorias interessantes para navegar no blog - Beat Dissections ("The science behind the hip hop kick drum"), Features (Um Top 20 dos Melhores discos de 2007 com entradas para The Field ou Stars of The Lid!!!), Jazz is for Wankers ("Five recent jazz platters worth checking out) ou This is Hip Hop ("Requisite thoughts on 8 Diagrams"). Este não é um blog qualquer, de facto. E isso nota-se logo na entrada que indica "Five Current Rotations" e onde se listam obras de Isaac Hayes, Steve Reich, Prince, Cocteau Twins e Mouse on Mars!... Boa leitura.