<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

10/04/2007

RBMA: de Buchla a Makoto e à Cosmos


Na RBMA as coisas já seguem em velocidade de cruzeiro e as conferências sucedem-se sempre com um elevado grau de interesse. Na terça-feira houve a oportunidade de dar a primeira espreitadela no fabuloso edificio recuperado para receber a academia (mesmo na "baixa" de Toronto) e ainda apanhar parte da conferência de Don Buchla, o inventor do sintetizador usado, por exemplo, por Morton Subotnick, um dos meus pioneiros de electrónica favoritos.
O dia de ontem foi igualmente bem recheado: conferência de Vince Degiorgio, um dos primeiros movers da cena disco de Toronto, amigo de Gino Soccio e dono de um espírito vívido que favoreceu a conferência com todas as histórias incríveis sobre os passos inaugurais da cultura de DJs na cidade de Toronto. Vince passou durante a sua palestra o tema "The Mexican" dos grandes Babe Ruth (um dos meus temas favoritos de todos os tempos) na versão para mim desconhecida dos Bombers. Quando no final lhe disse que tinha adorado essa versão, Vince foi um cavalheiro e ofereceu-me o disco!...
O dia terminou com a palestra de Makoto, esteta da geração drum n' bass ligado à Good Looking de LTJ Bukem. Apesar de não dominar na perfeição o inglês, Makoto conquistou a plateia com a sua música e foi bastante aplaudido.
No final, houve ainda oportunidade para dar um salto à Cosmos, principal diggin' spot de Toronto que é, mesmo, uma loja muito séria. Em cima podem ver uma foto de Aki Abe, dono da Cosmos ao lado de uma das suas preciosidades de 500 dólares! Simpático até dizer chega, Aki é também um negociante nato: mal colocámos os pés na loja, Aki perguntou o que procurávamos e perantea palavra "Disco" fomos bombardeados com pérola atrás de pérola... LP e maxi de Mandre, "Going Back To My Roots" dos Odyssey, "Dance on the Groove" dos Funk Machine, o maxi de "Love is the Message" dos MFSB (melhor canção de toda a eternidade?) e maxi de Le Pamplemousse, projecto de Rinder & Lewis foram os holy grails recolhidos. Muitos mais havia a que o orçamento não chegou! A Cosmos é simplesmente impressionante.
E pronto, para hoje espero as conferências com Arthur Baker e Mulatu, dois gigantes que espero ter oportunidade de entrevistar após as palestras.