<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

3/05/2007

Festas da bloop - esta quinta-feira e sexta-feira


Photobucket - Video and Image Hosting

Para a festa de lançamento do primeiro doze polegadas da bloop, convidámos o artista e o remisturador que partilham o espaço do vinil para um frente-a-frente na certeza que da mente de duas das mais cintilantes estrelas da electrónica actual só poderá vir uma coisa : boa música.

O nome Zentex é cada vez mais familiar. Responde pelo nome de Jari Marjamaki, é um dos principais nomes do techno minimal português e uma das estrelas em ascensão no concorrido género fora de portas. Já conta com edições para as mais respeitadas editoras, casos da Kickboxer ou da Resopal e começa a ser requisitado para remisturas, um barómetro sempre importante.

Quanto a Cosmic Sandwich, se há coisa que admiro nele é o facto de nunca se negar a olhar o passado nas suas obras. Exemplo disso são os seus maxis para a My Best Friend, editora onde artistas como M.A.N.D.Y., Dirt Crew e outros mostraram a sua música. Exemplo maior dessa sua abertura a ambientes distantes dos habituais nos produtores de electrónica dançante são estes dois temas, o "Memories" e o "Zig Zag Feeling".

"Memories" é provavelmente como a balearica vai soar dentro de 10 anos, delicada melodia que tem tanto de etérea como de imediata. Tem sido um dos discos mais tocados por quem descobriu esta cada vez mais rara obra de arte (a escassez e a lei da oferta e da procura). Um exemplo : "Memories" não seria à primeira vista um disco que associássemos à cena de Nova Iorque mas a verdade é que tem sido, invariavelmente, um dos discos que tem pontuado os sets dos vários djs que lá vivem e que tanto respeitamos. Carlos (da Whatever We Want) tocou-o no seu set no ps1 o Verão passado, um espaço que, muito provavelmente, julgamos distantes de Steve Barnes. E, por isso mesmo, testemunho da sua capacidade de síntese e fusão de géneros e de agradar a pessoas distantes do fenómeno eminentemente electrónico. "Zig Zag Feeling" é italo disco, puro, da tarola ao hihat aos pads. Depois, há os temas mais tradicionais, se quiserem (porque nada é convencional em Steve Barnes), como "Cosmic Sandwich", um dos hinos de 2005, ou "Man in the box" ou a remistura de Cosmic Sandwich para os Hot Chip ou, mais recentemente, "Battle Twig".

Como não gostar de alguém com esta abertura para a música, sem receios de aceitar misturar o presente, o passado e o futuro nos seus discos? E fazê-lo assumindo a música como algo com tanto de arte como de lúdico, de divertido, faz com que seja um orgulho para mim, enquanto fã, e para a bloop, enquanto editora, poder contar com Cosmic Sandwich no lançamento da mesma.

Festa de lançamento "Saha EP"

LISBOA

COSMIC SANDWICH (Traum/My Best Friend) + ZENTEX + MR. EKO + JOSÉ BELO
Musicbox (Lisboa)
5a feira, 8 Março
a partir das 23h

COIMBRA

COSMIC SANDWICH (Traum/My Best Friend) + ZENTEX + AFONSO MACEDO + TOZÉ DIOGO
Via Latina (Coimbra)
6a feira, 9 Março
a partir das 23h30