<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

2/12/2007

Mooner - entrevista parte 2


Image hosted by Photobucket.com
A cena cósmica é grande na Alemanha?
A cena alemã está limitada à baviera, no que ao som cósmico original diz respeito. A maior parted as festas aconteceram no campo à volta de Munique nos anos 80 e 90 e também em Munique mesmo, claro, mas nunca se espalharam para Norte de Munique.
Na tua opinião quais são os DJs chave na cena cósmica hoje em dia? Harvey?... E na produção quem é que destaca?
O Harvey parece ter muitos seguidores nos Estados Unidos especialmente, talvez porque Segundo me disseram ele não pode sair dos States (não sei se isto é realmente berdade). Eu adoro o Baldelli, mas estilisticamente o Loda é o homem que sempre soou mais interessante. Ele ainda vai até Munique uma vez por mês e se estiver bem disposto ainda é capaz de te arrasar.
Que cinco discos deveriam fazer parte de qualquer discoteca cósmica digna desse nome?
Rah Band "Crunch and Beyond"
Unknown Cases "Masimbabele"
Zaka Percussion "le serpent"
Chris and Cosey "Heartbeat"
Logic System "Logic"
Estes são os meus favoritos!
Qual foi o disco Cósmico mais caro que já compraste?
O preço nunca é importante. O importante é a música.
Achas que há um Holy Grail da cena Cósmica como acontecia com os Funk 45s para a cena Deep Funk?
É algo difícil de dizer. Uma vez que o conceito cósmico abraça tantas coisas deverão existir muitos Holy Grails. “Camino del sol” de Antena era muito raro, mas a Permanent Vacation vai recolocá-lo no Mercado (NR: entretanto já o reeditou). Talvez o “Tanz Intim” de Tabu ou a versão ao vivo de “Heroes” do David Bowie.
A velocidade lenta deste música tem mesmo a ver com as drogas?
Foi por causa das drogas que a Baia Degli Angeli e a Discoteca Cosmic fecharam. A heroóina foi um grande problema na Itália dos anos 70 e 80, por isso, e infelizmente, havia mesmo muita gente a tomar drogas e a ouvir esta música.
Quanto tempo vai levar para que surja uma remistura “cósmica” num disco de Madonna?
Não me parece que isso vá acontecer. As cenas Cósmica e Afro são uma fábula criada por amantes de música underground. Hoje em dia todos os produtores da moda estão a lancer discos lentos, mas não é a velocidade de um disco que o faz soar “cósmico” e é isso que toda a gente parece não conseguir perceber. Ouvindo-se as velhas cassettes italianas percebe-se que a atmosfera e a magia do próprio DJ faziam a diferença. Todos conseguem fazer faixas de dança a 105 bpm.
Há quem ache surpreendente que a Elaste saia na Compost. Que tens a dizer em relação a isso?
A Compost pediu-me que organizasse uma compilação para eles, não definiram o estilo. Mas como para mim o fenómeno cósmico é o mais interessante de todas as cenas Disco estranhas, tanto musical como historicamente, eu propuz esta ideia. E já agora, o Michael Reinboth estava bem integrado na cena italiana nos anos 80, por isso há mesmo uma ligação.
Ao que parece a foto da capa é da tua mãe. Ela era modelo?
Sim, ela foi modelo nos anos 70, mas passou a maior parte do seu tempo em discotecas.