<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

2/27/2007

Hip Hop Legends # 2: Da Bush Babees


Durante um breve período da história do Hip Hop o colectivo Native Tongues conseguiu injectar uma vibrante sonoridade nesta cultura, feita em iguais doses de soul (no sentido espiritual do termo), funk (no sentido físico do termo) e poesia (no sentido filosófico do termo). Foram os tempos em que a herança africana mais se fez sentir e em que a palavra "consciente" se ligou para sempre ao hip hop. E um dos menos conhecidos nomes deste grupo - em que militava gente como De la Soul, A Tribe Called Quest, Black Sheep, Jungle Brothers ou Queen Latifah - era o dos Da Bush Babees.
Babe-B-Face Kaos, Y-Tee e Mr Man eram os membros dos Da Bush Babees que editaram dois belíssimos álbuns que agora são cobiçados pelos coleccionadores que prestam especial atenção ao hip hop de meados dos anos 90. "Ambushed" e "Gravity" foram os dois únicos álbuns que editaram e ambos deixaram marca. O facto de serem oriundos da Jamaica deu-lhes um sabor especial que souberam expor nos seus dois trabalhos, especialmente em "Gravity", o mais conhecido e bem sucedido dos dois trabalhos - isto a uma escala underground, claro, porque os Da Bush Babees nuna se impuseram em termos de vendas. No primeiro single de "Gravity", "The Love Song", há mesmo a registar a participação de um então ainda desconhecido Mos Def! A lista de produtores neste álbum também é impressionante e inclui nomes como Ali Shaheed Muhammad, Shawn J Period e até Posdnuous dos De la Soul.
Não se sabe porque é que os Da Bush Babees desapareceram de circulação, mas o grupo chegou a estar preparado para regressar ao activo em 2003, coisa que infelizmente não aconteceu (e deve ter levado a que muito provavelmente exista hoje nos arquivos mais um álbum não editado de um projecto de hip hop). Há um par de anos, uma passagem por uma loja de segunda mão em Lisboa rendeu uma cópia do promo de vinil de "Gravity" (a única versão do álbum que existe em vinil, aliás) por apenas 2 euros. Vale muito mais, claro, e não apenas monetariamente.

Da Bush Babees no YouTube (vídeo)
The Love Song na VH1 (vídeo)