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HitdaBreakz

2/20/2007

Hip Hop Legends # 1: The D.O.C.



Muito antes do Hip Hop ter pulverizado os seus pontos de interesse por toda a América, quando só as duas costas - a Oeste e a Este - interessavam, Dr Dre reinava supremo sobre praticamente toda a gente na Califórnia. Ainda antes da década de 90 nos ter trazido o Gangsta Rap, Dre deu um pulo ao Texas onde descobriu o enorme talento de The D.O.C., na altura a militar nos Fila Fresh Crew (só os nomes já gritavam "classe!"). O bom Dr reparou imediatamente nas capacidades de D.O.C. (ou terá sido por serem ambos da mesma Ordem?) e levou-o para Los Angeles, onde produziu "No One Can Do It Better", lendário álbum editado mesmo a tempo de ser ainda considerado como um exemplo perfeito da Golden Age, antes da década de afirmação do Hip Hop ter terminado. O talento de The D.O.C. era tão evidente e tão forte que, dizem as crónicas secretas, ele chegou mesmo a ser o ghost-writer de Eazy-E. Este homem poderia ter sido uma espécie de Rakim da Costa Oeste: o seu trabalho em "No One Can Do it Better" é visionário nos flows e nas rimas. Infelizmente, no arranque da década de 90 The D.O.C. envolveu-se num acidente de automóvel que o deixou com a laringe esmagada. Após anos de recuperação, The D.O.C. ainda voltou a gravar um álbum, mas a chama tinha-se eclipsado. Em 89, porém, a conjugação da sua fome e da visão de Dr Dre rendeu um álbum absolutamente intemporal. Para o apresentar escolho "Portrait of a Masterpiece" um tema da época em que o rap ainda não tinha sucumbido a parâmetros rígidos ao nível das BPMs (e que, remisturado por CJ Mcintosh, daria igualmente um clássico do Hip House). Pouco tempo depois, o som Gangsta de LA desacelerou os tempos, mas aqui, sobre Charles Earland e Teddy Pendergrass e até os JBs, The D.O.C. dá uma mostra do seu fast rap em cima de um instrumental mais funky do que o afro de Ludacris. Retrato de uma obra prima, sem dúvida.