<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

1/29/2007

Mr. Cookie plays Shadow


Image hosted by Photobucket.com
Mr. Cookie, aka Cookiegui, co-dinamizador do blog Grooves Clash e defensor heróico da causa nobre do Groove em noites espalhadas por vários clubes de Lisboa, foi o primeiro convidado da nova fase do programa de rádio Nação Hip Hop (Antena 3, 1-3 da manhã nas madrugadas de sábado). E teve logo por missão responder a um desafio - preparar um set de 45 minutos com uma viagem ao universo bastante vasto de Dj Shadow! A missão foi cumprida com distinção no set "Mr. Cookie Plays Shadow - A mix of intros, noises, cuts & pieces from the man" que mais abaixo oferecemos para download. Para complementar a ocasião, Mr. Cookie ainda respondeu a um par de perguntas lançadas pelo HdB.

Mr. Cookie

Quando é que começaste a interessar por música?
O interesse por música sempre andou lá como em qualquer criança mas por volta dos 17 anos esse interesse começou a crescer e rapidamente se tornou no meu tubo de escape, em algo tão intrínseco ao meu ser que é impossível dissociar a música de mim. Com o passar dos anos o leque de estilos musicais pelos quais me interesso foi aumentando e com ele a colecção de discos.

Quando é que descobriste o DJ Shadow?
Descobri o trabalho do DJ Shadow relativamente tarde, finais de 2000 talvez. Lembro-me de na segunda metade da década de 90 ler na imprensa especializada rasgados elogios ao "...Endtroducing" e por uma razão ou por outra nunca lhe peguei... ainda para mais, eu na altura gostava (e gosto) muito do Tricky, Massive Attack e outras coisas do chamado trip-hop e o "...Endtroducing" é tido como uma pedra basilar nesse movimento, por isso sabia da existência dele mas não o cheguei a ouvir nessa altura... também o acesso à música não era tão livre como é hoje e quando se estuda e trabalha não sobra muito dinheiro para discos, logo, ficava sempre algo de fora...

Item de DJ Shadow mais precioso na tua colecção?
Escolha difícil... fico indeciso entre o Party Pak do "Dimishing Returns" (que está também assinado) ou os dois 10'' picture discs que ele lançou no site dele relativo à "Rogue's Gallery", com as caras adulteradas, por chamas e cornos, do Dick Chenney e do Donald Rumsfeld... há também o sampler em k7 assinado do "...Endtroducing", a edição original do "Entropy", enfim...

Costumas pôr música nalguns clubes, quais?
No início do ano passado reatei, com um sentido sonoro diferente daquilo que fazia anteriormente, o acto de passar música. Ultimamente tenho passado música no Left, Lounge, Lei Seca, Europa e fui convidado para estar no aniversário da Loop no Music Box. Está a correr bem e, se tudo correr bem, estou prestes a estrear-me em mais sítios. Nunca como em 2006 comprei tantos discos em vinyl (o gosto por passar vinyl e não cds começou a desenvolver-se) e 2007 não vai ser diferente.

Como é que te descreves como DJ?
Para mim, a selecção impõe-se à técnica. Óbvio que quanto mais se dominar a técnica de ser dj melhor e tenho evoluído nesse sentido, mas considero muito mais importante uma boa selecção musical do que uma excelente técnica. Tenho gostos muito ecléticos e transporto a maior parte desses gostos para os meus sets. O meu projecto a solo, as noites "Yummi Beats and Delicious Grooves" assentam no reggae, soul, funk, hip-hop, r'n'b, electro e electrónica. Gosto de passar coisas antigas mas também outras bem recentes e pelo meio ir buscar alguns temas que embora não sejam muito antigos, já quase ninguém se lembra... É um conceito que me dá alguma liberdade de movimentos, coisa que me dá muito gozo. Tenho também outros dois projectos: o "The SoundBurger Movement" com o Mr. Mitsuhirato (em que usamos os antigos gira discos portáteis e onde vale tudo desde rock a electrónica, new-wave a soul, rock psicadélico a pop) e os "GROOVE INC." com o Disco Volante (soul, hip-hop, electro, disco).

Descreve este set dedicado a DJ Shadow.
Não há nada melhor que fazermos uma mix a homenagear um artista de quem gostamos tanto. Não encontro uma carreira que me tenha influenciado tanto nos últimos anos, para mim ele é literalmente um génio. A maneira como ele constrói os temas, a sua dedicação ao diggin', o seu gosto eclético (estamos a falar do gajo que em 2002 para a BBC fez um set de hip-hop e outro de rock psicadélico incrivelmente bom e extremamente raro que originou fóruns de discussão na internet onde se tentava descobrir o paradeiro de tais temas), a sua versatilidade nos registos... "The Outsider" pode não ser um grande disco, é confuso e disperso, mas é um disco com temas muito bons e um documento que não imagino mais niguém a ser capaz de o fazer, tal a amplitude de estilos, a não ser o Shadow. Acima de tudo ele fez o que lhe apeteceu, fez um disco com um cunho pessoal indelével e ainda o respeito mais por isso. Em 2002 fiz uma mix, com 45 minutos, dedicada ao Shadow que passei na Caixa Económica Operária. Quando recebi o convite para fazer uma ainda pensei em aproveitar parte da outra mas dei por mima construir uma a partir do zero. Esta está muito melhor, evoluí como dj e conheço ainda melhor a obra dele. Foi um gozo do caraças fazer isto e espero que sirva como uma pequena amostra da qualidade do material dele. Obrigado pela oportunidade.


Mr. Cookie Plays Shadow (áudio)