<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

9/16/2006

Disco Gold # 5: Droids - Star Peace


Image hosted by Photobucket.com
O que é que nos anos 70 se fazia após se sair da sala de cinema com os olhos inundados de espaço após se ter visto pela primeira vez o filme Guerra das Estrelas? Obviamente ia-se para estúdio gravar um álbum conceptual. Pelo menos era o que todos os jovens executivos da label francesa Barclay faziam. Todos os que se chamavam Fabrice Cuitade, claro.
Com um arsenal imenso de Moogs e Arps e Clavinets e um baterista capaz de manter a batida quadrada, fez-se o álbum dos Droids que é da mesma raça de Magic Fly dos também franceses Space. O que significa que se a aura Disco entra pela escancarada porta rítmica adentro, a identidade europeia não deixa de surgir bem carregada em todos aqueles synths que parecem dever alguma coisa às experiências com artefactos similares desenvolvidas pelos Kraftwerk.
Os Droids - tal como os Space e uma série de outros projectos da altura - acabaram por ficar como uma espécie de expoente de uma sub-corrente apropriadamente chamada Space Disco e que, como o nome indica, procurava injectar no som Disco uma ideia de espaço em grande parte alimentada pelo cinema. Uma ideia fantasiosa, portanto. Mas também algo romântica. E para lá das fantasias passadas no reino das estrelas, o que fica - como o disco dos Droids prova bem, é aquele doce e analógico som construído com as possibilidades electrónicas da época.

The Droids - Star Peace LP (áudio)

Droids - The Force (video)