<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

8/21/2006

Disco Gold # 3: The Unknown Cases - Masimba Bele


Image hosted by Photobucket.com
Há uns meses tomei por titânica tarefa revisitar a minha colecção de discos à procura de peças que pudessem ser recontextualizadas à luz das sensibilidades baleáricas e cósmicas que recentemente têm tomado conta de muitos sets de gente respeitável. Com Danielle Baldelli e Dj Harvey a funcionarem como faróis de uma interessante redescoberta de parte da década de 70 e, sobretudo, década de 80, muitos têm sido os discos perdidos que têm sido redescobertos por coleccionadores, DJs e bootleggers que não deixam nenhum "clássico" - cósmico ou baleárico - quieto por muito tempo.

Este disco dos Unknown Cases, Masimba Bele (12", Rough Trade, 1983), já habita a minha colecção há pelo menos uma boa década e lembro-me de o ter adquirido pelo ângulo das explorações "world" que também animavam a invenção de um "quarto mundo" nas mãos de gente como Jon Hassell. Gravado no estúdio de Jaki Liebzeit dos Can, o disco posiciona-se algures entre cores "afro-beat" e um pulsar urbano que decerto deve alguma coisa às sonoridades que os Material inventavam nesta época a partir de Nova Iorque. Nunca mais ouvi falar dos Unknown Cases e, na verdade, nunca mais ouvi este maxi até que a tal tarefa de "recenseamento" dos meus discos (de que falava no início deste post) me voltou a colocar em contacto com Masimba Bele. Entrou imediatamente numa mixtape para consumo privado a que chamei "Weird Disco".

Recentemente, a notícia que dava conta da entrada da Compost no mundo "cósmico" com a compilação "Elaste - Slow Motion Disco" (que deverá ver a luz do dia em Outubro) levou-me a entrar em contacto com o compilador, DJ Mooner, com quem fiz uma entrevista que oportunamente publicarei. Quando perguntei a Mooner, um verdadeiro especialista na corrente cósmica, que discos deveriam fazer parte de qualquer discografia básica do género o nome dos Unknown Cases - e deste maxi em particular - voltou a surgir. O que motivou uma pesquisa que me indicou que este disco surge à venda frequentemente no Ebay, sempre com o ângulo "cósmico" e a designação de "Baldelli classic" presente. Faz sentido: Baldelli não podia passar ao lado de um tema que desenvolvia o lado "afro" das percussões de que tanto gostava e que, ao mesmo tempo, se apoiava nas tecnologias electrónicas que garantiam o ângulo "cósmico". Parece ser, de facto, um tema feito à medida do lendário DJ italiano.

Aparentemente, os Unknown Cases não cessaram actividades. Editaram o álbum Cuba em 1995 e parecem ter regressado aos palcos, tanto quanto consigo entender pela informação aqui disponibilizada: trata-se do site do teclista Helmut Zerlett que parece ter-se transformado num requisitado compositor de bandas sonoras.

Há uns anos lembro-me de me ter cruzado no terreno pelo menos um par de vezes com este maxi, mas nunca o apanhei porque já o tinha. Agora já sabem: há quem o procure, por isso apanhem-no se o encontrarem. Vale bem a pena.

The Unknown Cases - Masimba Bele (áudio)