6/11/2006
Disco Gold # 1: VIP Connection & Arpadys

Tendo esta ideia bem presente - de que Disco é um palavra suficientemente vaga para significar muitas coisas - esta coluna procurará chamar a vossa atenção para algumas descobertas recentes e menos recentes de material raro e menos raro, mas sempre com doses generosas de groove bem insufladas na produção.

E hoje trazemo-vos os VIP Connection e os Arpadys. Os VIP Connection eram, ao que tudo indica, uma designação alternativa para o projecto Arpadys que em 1977 editou um clássico de groove electrónico que neste momento surge nas wants lists de alguns dos mais progressivos DJs do mundo. Franceses, o seu maxi clássico, que inclui o enorme West Coast Drive, tem no entanto uma prensagem americana e é mais raro do que um bom ponta de lança no Benfica (chequem aqui).
Se de facto, VIP COnnection e Arpadys forem uma e a mesma coisa, então VIP Connection terá sido mais uma criação do colectivo liderado pelo baixista Sauveur Mallia, um veterano da cena francesa de Library Music que gravou, por exemplo, para a Tele Music e membro dos igualmente apetecíveis Voyage (que povoam as Feiras de Velharias em abundância...). O álbum dos Arpadys é um prodígio de imaginação e, esperamos nós, não deverá levar muito tempo a ser reeditado (foi recentemente alvo de um reedit na Automan, compilado por Joey Negro e incluído no EP Cosmic Dancer), já que edições originais estão a ser comercializadas a preços proibitivos. Disco liderado por uma baixo apostado em explorar galáxias desconhecidas? Exactamente o que nós gostamos.
Boa caça!
VIP COnnection - West Coast Drive (áudio)
Arpadys - Funky Bass (áudio)