<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

6/11/2006

Disco Gold # 1: VIP Connection & Arpadys


Image hosted by Photobucket.com
Ok, se tudo correr bem, nasce hoje aqui uma coluna regular que procurará lançar alguma luz sobre algumas pérolas intemporais da facção Disco. Como muito bem sabem aqueles que estão informados, a palavra "Disco" significa hoje muitas coisas. Significa, claro, Disco Sound, herdeiro da escola de Filadélfia e resultado dos laboratórios que operavam em Nova Iorque (Prelude, Salsoul, West End, etc...); significa também Italo Disco, que, já agora, nem sempre era sinónimo de Disco feito em Itália...; significa, pois claro, High Energy, Boogie, derivações New Wave... Os significados são mais do que muitos e se por acaso se chamarem Harvey e forem DJs então Disco poderá significar mesmo muita coisa: até Beach Boys ou Severed Heads. Tudo depende do grau de sarcasmo com que abordarem a coisa (e a propósito de Harvey e de Sarcastic Disco - conheço quem afirme a pés juntos que no meio da Sarcastic Mix deste DJ anda um excerto de um disco de José Cid, o clássico prog/psicadélico "10,000 anos..." Confirmação para breve!).

Tendo esta ideia bem presente - de que Disco é um palavra suficientemente vaga para significar muitas coisas - esta coluna procurará chamar a vossa atenção para algumas descobertas recentes e menos recentes de material raro e menos raro, mas sempre com doses generosas de groove bem insufladas na produção.
Image hosted by Photobucket.com

E hoje trazemo-vos os VIP Connection e os Arpadys. Os VIP Connection eram, ao que tudo indica, uma designação alternativa para o projecto Arpadys que em 1977 editou um clássico de groove electrónico que neste momento surge nas wants lists de alguns dos mais progressivos DJs do mundo. Franceses, o seu maxi clássico, que inclui o enorme West Coast Drive, tem no entanto uma prensagem americana e é mais raro do que um bom ponta de lança no Benfica (chequem aqui).
Se de facto, VIP COnnection e Arpadys forem uma e a mesma coisa, então VIP Connection terá sido mais uma criação do colectivo liderado pelo baixista Sauveur Mallia, um veterano da cena francesa de Library Music que gravou, por exemplo, para a Tele Music e membro dos igualmente apetecíveis Voyage (que povoam as Feiras de Velharias em abundância...). O álbum dos Arpadys é um prodígio de imaginação e, esperamos nós, não deverá levar muito tempo a ser reeditado (foi recentemente alvo de um reedit na Automan, compilado por Joey Negro e incluído no EP Cosmic Dancer), já que edições originais estão a ser comercializadas a preços proibitivos. Disco liderado por uma baixo apostado em explorar galáxias desconhecidas? Exactamente o que nós gostamos.
Boa caça!

VIP COnnection - West Coast Drive (áudio)

Arpadys - Funky Bass (áudio)