<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

1/04/2006

Blogs essenciais e a Tudo o que nós queremos


Com a entrada do novo ano, surge o blog de Ricardo Raínho, chamado Dancing Fish e, como o nome indica, decididamente virado para o universo da música de dança terá parte de leão no universo da música de dança mas com porta aberta para outros universos. Será, de certeza, leitura fundamental. E, por esse blog, soube de outro blog que passará, sem dúvida nenhuma, a ser um blog a visitar regularmente : o blog do Major Eléctrico. Ambos escritos por quem sabe do jogo, serão poços de informação para quem, como eu, a procura.

Image hosted by Photobucket.com
No blog do Major Eléctrico, fala-se a determinada altura, dos novos EPs da Whatever we want, a editora associada à Stussy que, com uma distribuição fraquíssima e edições limitadíssimas, conseguiu pôr o mundo dos coleccionadores num alvoroço. E para isso bastou um nome estar associado à coisa : Harvey, aqui tendo como emplastro ele próprio e a ser lambuzado por Carlos, o responsável pela WWW. E bem merece o beijo : participando no primeiro Map of Africa e dando todo o apoio institucional que a sua imagem tem nos círculos musicais, Harvey foi a cereja no bolo e o motor necessário para catapultar a editora para o céu, sem ter de passar no purgatório. Atribuindo o seu selo de qualidade, não seria de espantar que o interesse (loucura?) em relação à WWW fosse outro caso El Harvey não desse a sua benção.

Residente agora em Los Angeles, Harvey tem utilizado a sua preponderante cultura musical para espicaçar ainda mais o outro lado do Atlântico a acompanhar os passos seguros dados em 2004 e 2005 pelos Europeus. Mas, com a velocidade que editoras como a Rong ou a Headinghome estão a andar, 2006 é, neste som, de certeza, o ano dos americanos.

Mas julgo que não vai ser só aqui. Não é preciso estar-se muito atento em relação às edições dos últimos meses do ano para perceber que os americanos estão a rodar a rotações mais elevadas, prontos para acabar ou, pelo menos, para acalmar o reinado de Colónia e colónias. Já o estavam a fazer nesses meses e espera-se que a avalanche continue.

Só como curiosidade, e porque é de diggin' que também se fala quando se está a falar do universo dos reedits, o tema "Black Skinned Blue Eyed Boys", retocado pelos Map of Africa no segundo (e, na minha opinião, o seu melhor) EP, pode ser encontrado cá em Portugal em 45 rotações. O tema é dos The Equals, a antiga banda do Eddy "Electric Avenue" Grant, e costuma aparecer nas Cash Converters, quase sempre em mau estado, mas pode ser que tenham sorte. A edição é da President e vale muito a pena. E sempre fica mais barato que o rework dos Map of Africa.