<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

12/13/2005

Robot Funk - The dance of the machines


Image hosted by Photobucket.com
Mais de uma semana sem posts: a culpa é da época, do excesso de trabalho, da falta de tempo... Mas pode-se dizer que a espera valeu a pena porque o Pai Natal está a chegar mais cedo do que o previsto aqui ao Hit Da Breakz. Há não uma, mas duas compilações recheadas de grande música para os nossos leitores desfrutarem. Passo a explicar: mantendo o espírito da série Grooves from The Vault, preparei um par de viagens ao centro dos grooves electrónicos. Robot Funk (volumes 1 e 2) são dois sets preparados com a ajuda do Cool Edit onde pulsações analógicas de diversas épocas convivem de forma alegre e descomprometida. O conceito subjacente a estes dois exercícios é muito simples: procurar e sequenciar música que desde finais da década de 50 até ao presente partilhou o mesmo gosto pela aventura electrónica. Por isso mesmo, de Gershon Kingsley até Dick Hyman e Juan Atkins, passando por Afrika Bambaataa e George Clinton, Kraftwerk e Universal Robot Band, Metro Area e Mantronix há por aqui muitos grooves de proveniência diversificada a procurarem fazer sentido juntos. E, quanto a mim pelo menos, fazem mesmo sentido: porque independentemente das linguagens de onde cada um dos temas usados é originário - do electro, hip hop, lounge futurista, disco e house - existe uma preocupação comum a todos os temas seleccionados: a de expandir os limites do groove pelo uso da tecnologia.
Mantendo o espírito do diggin' bem vivo, optei por não revelar os alinhamentos dos sets e talvez esse possa ser um futuro desafio para os frequentadores e contribuintes do fórum do Hit da Breakz - preencher os espaços e investigar a origem de cada um dos temas utilizados. Até porque, exceptuando um par de temas, não há por aqui nada de verdadeiramente obscuro. Mas, por via dos moogs e dos arps, dos oberheims e dos fairlights há por aqui grandes pérolas. Umas do tempo em que o futuro era apenas uma miragem distante. Outros, já frutos desse mesmo futuro que a tecnologia procurava antecipar.

Image hosted by Photobucket.com
Por isso mesmo divirtam-se a ouvir estes dois volumes de Robot Funk que, mais uma vez, contam com incrível design do grande Óscar Alves, aka omda, para os frequentadores do fórum HdB. Os sets foram gravados em mp3 a 256 kbps e podem ser descarregados a partir deste momento a partir dos dois links indicados abaixo. Para os utilizadores do pássaro azul interessa saber que o meu nick é breakzdigga. Enviem uma mensagem no caso de não fazerem parte da minha lista de utilizadores.
Finalmente, uma palavra de agradecimento a Raze, excelso produtor de instrumentais hip hop cheios de alma, que me explicou os fundamentos básicos do Cool Edit que me permitiram assinar estas aventuras em território electrónico.

Robot Funk Vol. 1 (MP3 + artwork)


Robot Funk Vol. 2
(MP3 + artwork)