<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

12/01/2005

R.I.P: Joseph Henry


Image hosted by Photobucket.com
Joseph Henry, o lendário bluesman que gravou um dos maiores hinos do renascimento do Funk na mítica Desco Records - o já clássico Who's The King - faleceu no passado domingo, à noite, depois de uma longa luta contra o cancro. Joseph Henry gravava igualmente como Reverend Easemore com os Mojo Workers e é na página deste seu grupo de blues e R&B que se encontra o seu obituário e muitas memórias fotográficas e não só da sua carreira como homem dos blues.

Há uns meses, a propósito de uma entrevista que conduzi para o Blitz, Keb Darge, numa tentativa de descrever o poder global do Funk, dava como exemplo a reacção estrondosa que em qualquer ponto do mundo obtinha quando tocava o clássico single da Desco Who's The King. A sua interpretação neste pequeno pedaço iluminado de groove é de facto estrondosa. Joseph Henry participaria ainda em Thunder Chicken, dos Mighty Imperials, outro dos grupos revelados pela mítica Desco, a editora que, depois de extinta, deu origem à Daptone e à Soul Fire e que foi a grande responsável por despoletar todo o movimento de renascimento do Funk que já nos ofereceu grupos como Sugarman 3 e Sharon Jones & The Dap Kings.

Image hosted by Photobucket.com
O clássico Who's The King está incluído na compilação que Keb Darge e Josh Davis, aka Dj Shadow, realizaram há uns anos para a BBE, a enorme Funk Spectrum Vol. 1. Uma vez que o single original da Desco já troca de mãos por preços proibitivos, essa é uma boa maneira de pôr as mãos nesse grande monumento ao poder do ritmo sincopado.

Aqui no Hit da Breakz, dizemos simplesmente: descansa em paz Joseph. E sim, tu tinhas, tu tinhas o funk!

Joseph Henry - Who's The king (MP3)