<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

12/13/2005

F.R.F. (Funk Reeditado Fundamental)


Após uma demasiado longa ausência das lides, motivada por uma viagem para fora (e nem um dia para fazer diggin', se isto é possível!), aqui estamos de regresso a este espaço com mais alguns pedaços de discos.

Como o funk é algo que não cresce nas árvores em Portugal, e muito menos o dinheiro o faz, a capacidade para os amantes portugueses do funk terem muitos dos clássicos originais é reduzida. Por isso, as reedições são um justo substituto. Apesar de todas as limitações já tantas vezes aqui descritas e debatidas, as reedições de discos raros continua a ser uma das poucas maneiras para obter em disco coisas que, de outra forma, continuariam a pertencer ao domínio do impalpável.

Em baixo, podem encontrar 3 compilações e um single muito diferentes entre si, cada uma abordando, de uma forma muito curiosa, o groove. Com um particular enfoque no funk, na soul ou no jazz dançante, as três compilações são manifestações, igualmente, da diferente personalidade musical que os géneros permitem em diferentes fronteiras do mundo, isto apesar de partirem de coordenadas muito semelhantes.

The Third Guitar - Baby don't cry / The Soul Pleasers - Baby don't cry (Funk 45)

Depois de anos a ver este disco nas malas dos outros, chegou a hora de ter uma cópia em vinil de um dos maiores clássicos de deep funk, o Baby don't cry dos Third Guitar. Originalmente editado na Rojac (onde podem arranjar discos fabulosos e a um preço muito barato da Big Maybelle), os Third Guitar de Eddie Holloway resumem neste pedaçinho de vinil o essencial de um fabuloso disco de funk : um baixo que começa cá em cima e que vem por aí a baixo, os gritos jamesbrownianos de um vocalista próximo do delírio, a secção de metais com a plena noção de quando devem falar e estar calados e um som de bateria do demo. No lado B, os nossos queridos amigos da Funk 45 decidiram colocar a versão original do Baby don't cry, a dos Soul Pleasers, onde pontificava um tal de... Eddie Holloway.

Image hosted by Photobucket.com
VA - Searching for Soul : Rare & Classic Soul, Funk & Jazz from Michigan, 1968-1980 (Ubiquity)

Num trabalho arquivista a rivalizar com os melhores trabalhos da Stones Throw, a Ubiquity tem vindo a revelar muito do passado do funk nas excelentes compilações que tem editado. Nesta, o estado do Michigan é revelado em toda a sua glória e em todas as suas eras. E é relevante porque o estado do Michigan é apenas e só o estado onde está Detroit, com todas as implicações que vocês conhecem (Motown anyone?). Na junção de discos de que nunca ouvi falar como os Black Aces of Soul com clássicos absolutos já aqui falados como os Detroit Sex Machine ou Wendell Harrison, a Ubiquity consegue raspar um bocado da superfície do que é o som underground do Michigan no período entre 1968 e 1980, respectivamente o início e o ponto de ausência de ideias novas do funk enquanto género musical.

Image hosted by Photobucket.com
VA - Anthology : Rare jazz/fusion gems from Hungarian Vaults vol. 1 (Cosmic Sounds)

Enquanto editora, a Cosmic Sounds é o sítio a ir quando queremos o melhor do que foi editado no Leste europeu (e há tanta tanta coisa boa por lá e tanto ainda mais a descobrir!... basta relembrarem o post há algum tempo atrás, aqui no HdB, sobre o jazz polaco). Repito, "o melhor". Com acesso quase ilimitado atrás da cortina de ferro, os meninos da Cosmic Sounds têm colocado cá fora reedições do melhor da música polaca, discos do Janko Nilovic, do Zeljko Kerleta, do Dusko Goykovich, etc. Desta vez, estamos perante uma compilação de temas jazz ou de fusão feitos na Hungria e seleccionados, naquela que é a primeira compilação feita por alguém fora do universo Cosmic Sounds, pelo Tom Wieland dos Les Gammas. De jazz mais festivo ao jazz mais introspectivo, mas tudo com o aspecto dançante que só o groove dá. E tem aqueles breaks de bateria onde duas baquetas parecem mil. Soberbo.

Image hosted by Photobucket.com
VA - Creative Musicians Vol 2 (More Highly Underrated Masterpieces From The Funk Era) (Perfect Toy)

A capacidade de Florian Keller criar discos é cada vez maior, com a sua constante procura de discos nada óbvios mas capazes de ombrear com qualquer dos nossos já conhecidos. Esta compilação é exactamente isso mesmo : a expressão da sua constante procura do pouco óbvio com qualidade. Puro leftfield funk, se é que a expressão existe.

VA - World Psychedelic Classics 3: Love's A Real Thing. The Funky Fuzzy Sounds of West Africa (Stones Throw)

Já foi aqui referida mas nunca é demais relembrar esta associação entre a Stones Throw e a Luaka Bop de David Byrne. O resultado podia ser outra coisa se não uma compilação de funk africano? Fundamental.