<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

12/05/2005

Break da SemanaTM : Joe Henderson - Gazelle


Image hosted by Photobucket.com
E para a edição de hoje do Break da SemanaTM fomos buscar um género que tem andado um pouco arredado desta coluna. E isto apesar de haver uma histórica e longa relação entre os universos da música baseada em sampling e o jazz (discos como Shades of Blue de Madlib ou The Pyramid Sessions de Rocky Marsiano são apenas dois exemplos mais ou menos recentes). Há breaks mais directos no planeta jazz, breaks mais carregados do funk primal que alguns artistas desta área também gostavam de explorar, mais "loopáveis", mais quadrados, mas este foi assinado pelo grande Harvey Mason que tocou com metade dos habitantes do universo, incluindo os enormes Headhunters de Herbie Hancock. Aliás, há outro membro dos Headhunters neste álbum - o percussionista Bill Summers. Ron Carter, no baixo, e, por exemplo, Lee Ritenour na guitarra ajudam também a fazer de Black Miracle um belo e sólido LP, carregado de grooves ondlulantes, que a Milestone editou em 1976.

Joe Henderson tem uma longa história no mundo do jazz: tocou com Jack McDuff, Kenny Dorham e, no período importante de 1969-1970, com Herbie Hancock. Obviamente influenciado pelos gigantes Sonny Rollins e John Coltrane, Henderson desenvolveu no entanto um estilo no tenor que lhe permitiu obter um enorme sucesso, talvez por ter sempre mantido por perto o espírito dos Rhythm n' Blues e não ter explorado exclusivamente territórios mais cerebrais. Henderson faleceu em 2001, depois de um contrato com a Verve nos anos 90 lhe ter devolvido a notoriedade. Os seus álbuns para a Milestone na década de 70 continuam a ser acarinhados por fãs de jazz e não só.

Fica aqui a amostra de um tema de título Gazelle, retirado do álbum Black Miracle (onde reviu, por exemplo, o "standard" My Cherie Amour de Stevie Wonder). A proposta é igual à de sempre: aproveitem o pretexto do break no início do tema para descobrir a obra deste senhor. Boa viagem!

Joe Henderson - Gazelle (MP3)