<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

11/13/2005

Funk in strange places # 3


Image hosted by Photobucket.com
Bem, se é de Funk in strange places que gostam, deixem-me que vos diga: it doesn't get stranger than this... Já todos ouviram falar de Cat Stevens, o tipo das baladas "folksy" e do clássico mais irritante do mundo Wild World que, provavelmente, muitos de vocês não tiveream o azar de ter que ouvir incontáveis vezes nas aulas de inglês (porque razão acharia a professora em 1984 que era Cat Stevens que queríamos ouvir?). Esperar o que quer que fosse com groove deste homem seria como aguardar o aparecimento de um tipo do Euro Milhões à porta de nossa casa com um baú cheio de dinheiro: algo de impossível, portanto. Mas... por vezes as pessoas perdem a cabeça. E é isso que aqui nos traz hoje.

Ora foi precisamente em 1977, ano do aparecimento do tema que aqui incluímos, que Cat Stevens decidiu renegar o mundo ocidental, converter-se ao islamismo, mudar de nome para Yusef Islam e, um pouco mais tarde, concordar com a condenação à morte pedida por alguns líderes islâmicos para o escritor Salman Rushdie por causa dos seus Versículos Satânicos.
Image hosted by Photobucket.com

Ok, o tipo tem uma história complicada, mas o que é que isso tem a ver com Funk? Nada, mas em 1977, no álbum Izitso, este homem, dado a baladas confessionais de regime fundamentalmente acústico, deve ter-se cruzado com uma Linn Drum no seu estúdio e resolveu incluir nesse disco um estranho exercício proto-electro de título Was Dog a Doughnut (e só pelo título dá para ver que o homem já não estava bem nesta época...) que foi imediatamente adoptado pelos DJ's do Bronx e pelos B-Boys da época. Puro electro antes do tempo, com um balanço indiscritível que toda a gente, do Loft de Nick Mancuso ao Roxy de Afrika Bambaataa, adoptou como hino. O que é compreensível, porque o tema é excelente e nem sequer inclui um dos habituais lamentos deste tipo. Ainda por cima, existe um raríssimo maxi que inclui este tema, que só foi editado no formato promo e que ao longo dos anos foi adquirindo estatuto de culto. Jellybean Benitez fez uma versão do tema, os New Order incluiram-no no seu Back To Mine e toda a gente, dos Mantronix a Giorgio Moroder, escutou este clássico. É que datando de 1977, Was Dog a Doughnut antecipou a chegada do Electro por uns bons 5 anos.

Was Dog a Doughnut
(MP3)