<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

11/28/2005

Break da SemanaTM : Enterprise - Sky Lights


Image hosted by Photobucket.com
Por vezes sabe mesmo bem incluir nesta secção um break acabadinho de descobrir por uma banda da qual nada sabemos. É o caso deste LP de uns tais Enterprise, aqui em edição espanhola na Belter. A única referência que encontro a estes tipos é na Casbah Records, uma loja online que pede 40 euros pelo segundo álbum destes Enterprise, o que me leva a presumir que este é o primeiro álbum. Na listagem da Casbah adianta-se igualmente que este era um grupo de estúdio espanhol, apostado em gravar covers de êxitos do dia, num jazz-funk algo soft, mas de bom recorte e cheio de groove. Infelizmente não se adianta mais nada na capa do disco, nomeadamente em relação aos músicos envolvidos. Só se revela a data de edição (1977) e mais nada. E é pena, pois há decerto por aqui uma história para contar. Seja como for, da capa à ausência quase total de informação, tudo neste disco grita "budget!!!!" e por isso esperar mais seria tolice.

De qualquer maneira, este é o tipo de discos que faz disparar os sensores de qualquer digger. E foi isso que aconteceu ontem, na Feira de Algés, onde este disquito me esperava dentro de um crate que me foi apresentado com a agradável frase "vá lá, está tudo a 1 euro!". Ok, se é tudo a um euro, vamos lá: e na caixa havia de facto algumas coisas bem interessantes, como o LP dos italianos Macho que inclui a épica versão (17 minutos!) de I'm a Man de Steve Winwood, clássico capaz de abanar as estruturas de qualquer pista de dança. Voltando aos Enterprise: o álbum abre com uma versão de um tema de Bob James, Chicago Theme, ele próprio um deus do jazz de fusão e inclui versões para outros standards como Fool on the Hill da dupla Lennon McCartney. Há um par de temas creditados a um tal de Alvaro Is, que suponho serem originais. E depois o álbum avança a direito por terrenos de um jazz bem soft, mas ao mesmo tempo capaz de - em solos de moog ou flauta - eriçar os cabelos da nossa nuca, pois é realmente bem tocado e carregado de swing.

E pronto, é tudo por hoje. Deixo aqui um par de temas, um em toda a glória dos seus três minutos e meio e outro apenas o intro. Ambos têm significativa acção baterística logo a abrir. E é por isso que estamos aqui, não é?

Enterprise - Sky Lights (MP3)

Enterprise - Just When We Start Making It (MP3)