<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

11/19/2005

A bíblia do funk


Em primeiro lugar, queria pedir desculpa pelos poucos artigos que temos posto aqui no HdB. Quer eu quer o digga temos estado fora do nosso poiso habitual em trabalho nestas últimas semanas.



Image hosted by Photobucket.com

Para todas as religiões há um livro que reúne nele todos os principais ensinamentos e regras e que tende a ser estudado e adorado pelos seguidores dessa religião. O funk não é uma religião mas tem também um livro que reune os seus principais elementos e que é adorado e estudado por quem quer que tenha um interesse ligeiramente acima do normal em funk, como é o caso de grande parte dos leitores do HdB. E o livro sagrado do funk é o Funk Lexicon.

O Funk Lexicon é a tentativa em livro de reunir, de uma forma metódica, o maior número de discos de funk, com uma incidência particular nos funk 45s, como não podia deixar de ser, e conta já quase 20 anos de edições.

Se no início, não era o compêndio que é hoje, a verdade é que, ao longo dos tempos, tem granjeado o respeito da comunidade de diggin' e de amantes de funk, que o adoptou como seu. E é por causa desse respeito que o livro foi ganhando ao longo dos tempos que coleccionadores tão importantes como Jazzman Gerald, Dante Carfagna, Ian Wright, Phillip Lehmann, Keb Darge, Malcolm Catto ou Tobias Kirmayer, entre muitos outros, têm contribuido fortemente para que o livro atinga as 460 páginas A4 de funk em que se tornou.

Fazendo jus ao velho ditado "santos da casa não fazem milagres", a recolha de discos de funk maioritariamente americanos é capitaneada por um suiço.

O preço é meio elevado (90 euros, que já incluem os portes... menos mal!) mas é um preço justo para algo que é único. Existe também uma versão a cores que é de 2003 e que custava qualquer coisa como 100 contos. Não tenho a certeza do preço, lembro-me de ver os anúncios a essa versão há 2 anos e posso estar enganado. Mas era qualquer coisa assim parecida, um preço muito elevado. Esta versão a 90 euros é a preto e branco.