<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

10/26/2005

Música para cinema # 6: Keith Mansfield - Loot


Image hosted by Photobucket.com
Banda sonora de culto entre diggers de todo o mundo, mas sobretudo com aqueles que se encontram mais sintonizados com o universo das libraries e da facção inglesa do chamado Big Band Funk, Loot, assinada pelo enorme Keith Mansfield (nome de base do catálogo da KPM), foi durante muito tempo um holy grail que, no entanto, foi recentemente reeditado.

Keith Mansfield
fez o seu nome ainda durante a década de 60 graças ao seu trabalho de arranjador para discos de gente como Dusty Springfield, Tom Jones e Georgie Fame. Mas foi sem dúvida o seu trabalho no mundo das Libraries que lhe valeu o reconhecimento de que hoje goza com diggers de todo o mundo. Como aconteceu com tantos outros orquestradores, o senhor Keith Mansfield também editou em nome próprio, normalmente discos em que dava o seu travo especial a hits da época. Exemplos disso são discos como All You Need Is Keith Mansfield (CBS, 1968) em que se fazia acompanhar de outros gigantes como Alan Hawkshaw (o responsável pelos grandes Mohawks).

Image hosted by Photobucket.com
A banda sonora que hoje nos traz aqui, Loot, foi criada para um filme inglês de segunda, uma comédia acerca de dois ladrões de bancos. Apesar da presença do cantor Steve Ellis - que confere um ar datado a grande parte das faixas desta banda sonora - há ainda faixas que são extremamente interessantes e que justificam o status que este disco adquiriu ao longo dos anos, como são os casos de Loot's The Root ou Stealth In The Night. O orgão de Hawkshaw também marca o enorme The Undertaker Song, que até se apresenta ao mundo com um belo break e tudo. Aliás, há quem garanta a pés juntos que os mesmíssimos músicos de sessão que fizeram The Champ dos Mohawks são os responsáveis por Loot! O que justifica o estatuto de absoluto culto que esta banda sonora adquiriu ao longo dos anos.

Estas produções inglesas têm um sabor distinto, sobretudo pela forma como eram orquestradas, dando-se quase sempre muito ênfase à interacção entre os diversos instrumentos da orquestra que, invariavelmente, era formada por músicos de primeira água. As mudanças subtis e o pendor para as texturas dramáticas também se encontram presentes e ajudam a explicar a longevidade deste tipo de som. Não há produtor que busque paisagens sonoras mais "cinemáticas" que resista a este tipo de orquestrações.

E, pronto, fica aqui um presente para os mais interessados. Divirtam-se!

Selected tracks from Loot (MP3)