<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

10/28/2005

Idris Muhammad: Power of soul


Image hosted by Photobucket.com
Ouvir soul é, também, ouvir Idris Muhammad pois foi em cima da sua fundação rítmica que muitos cantores estabeleceram na década de 60 o molde em que se basearia toda uma escola musical. Gente como Sam Cooke ou os Impressions de Curtis Mayfield trabalhou com Idris. Mas também Roberta Flack, Pharoah Sanders ou Lou Donaldson. Quando questionado, Muhammad nega ter um estilo, preferindo evidenciar a sua capacidade de adaptação. E para um baterista que tocou em tantos contextos diferentes, essa sua capacidade é mais do que notória.

Idris Muhammad nasceu em 1939 e foi baptizado com o nome de Leo Morris. Cidade de nascimento? New Orleans, pois claro, o berço de grande parte dos ritmos modernos, graças à tradição da second line mantidada viva pelas marching bands da cidade. Para terem uma ideia mais concreta da carreira deste grande músico, nada como darem uma vista de olhos a esta detalhada discografia onde irão encontrar, entre outros, o grande clássico Power Of Soul, editado na subsidiária da CTI de Creed Taylor, Kudu, em 1974. Se outros argumentos não existissem, o tema Loran's Dance bastaria para lhe garantir a eternidade. Investiguem, por favor.

Image hosted by Photobucket.com
E para o ficarem a conhecer ainda melhor, fica aqui o registo áudio de uma entrevista recente a um programa de rádio norte-americano.

Idris Muhammad talks (MP3)