<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

10/23/2005

Funk in strange places # 1


Image hosted by Photobucket.com
Enquanto nos preparamos para recuperar as séries Funk Basics e Música Para Cinema, inauguramos uma nova sequência de textos para os quais aliás gostaríamos de contar com a colaboração dos nossos leitores (é para isso que servem os comentários...). Sem ter que obedecer a nenhum tipo de regularidade, vamos no entanto mostrar em Funk in Strange Places alguns discos que todos seríamos capazes de jurar a pés juntos não terem o mínimo de interesse, mas que após cuidada audição revelam pelo menos um bom argumento para serem adquiridos.

Mas antes um pequeno esclarecimento: o facto de chamarmos a esta rubrica Funk in Strange Places não significará necessariamente que é de Funk (as in James Brown) que falamos, mas de discos que revelam algum tipo de interesse do ponto de vista do diggin'. Poderá ser um break de bateria despropositado, um solo de moog carregado de groove ou uma guitarra em regime chicken scratch a pedir desesperadamente para ser samplada. O que interessa, no entanto, é provar pela experiência que há certos discos ou artistas que por muito apegados que sejam às polkas ou às zarzuelas espanholas, por vezes lá deixam o pé fugir não para o chinelo, mas para o sapato de tacão à lá Bootsy Collins e descomprimem um pouco de toda aquela azeitice com um pouco de bom e velho groove.

É o caso de Roberto Carlos. Não sou um grande conhecedor da obra deste senhor, mas sei que já muita gente lhe passou os discos pelos filtros das MPCs. No entanto, nada do pouco que lhe conheço se assemelha a esta pequena maravilha. O título é Não Adianta Nada e o tema vem assinado por Fred Jorge. O álbum em que possuo este tema é uma edição norte-americana na Caytronics (CBS, 1974) e é - salvo esse tema - um sério candidato a qualquer caixa de Tiros ao Lado que todos os diggers possuem. No entanto, a big band que acompanha Roberto Carlos solta-se à séria neste tema e deixa o groove escorrer para a secção rítmica e para a secção de metais. E Roberto Carlos, esse mesmo, o do fatinho branco e crucifixo ao peito, dá-lhe com alma, qual Tom Jones endiabrado, dando às suas fãs a ideia de que afinal poderia ser a perdição e não a salvação que as esperava nos braços deste profeta do azeite.

E aqui fica a prova do que falo:

Não Adianta Nada (MP3)