<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

10/03/2005

Break da SemanaTM : Stanley Turrentine - Sister Sanctified


Image hosted by Photobucket.com
Este é um daqueles discos que se pode comprar por um sem número de razões que vou passar a enumerar: porque tem um fabuloso break, claro (ou não fosse esta a rubrica Break da SemanaTM...); porque é um daqueles discos de jazz carregados de groove e grande música; porque é assinado pelo grande Stanley Turrentine, dono de um tenor carregado de alma que sabia, dentro de terrenos mais convencionais do jazz, como entregar-nos material com um sabor contemporâneo (e este disco de 1972 soa, definitivamente, a 1972!); porque tem composições e arranjos do enorme Weldon Irvine (incluindo o tema Sister Sanctified, que vale o break de hoje); porque é editado na CTI de Creed Taylor, uma editora que soube enfrentar o mainstream com enorme classe e bom gosto (até nas fabulosas capas); porque tem um inspiradíssimo Milt Jackson no vibrafone; porque Bob James, Cornell Dupree, Ron Carter e Bill Cobham também tocam neste grande disco... Já estão convencidos?

Stanley Turrentine fez uma daquelas carreiras profissionais em que a música tocada nunca andava longe dos gostos do público. Talvez por ter refinado os seus skills no tenor numa época em que um concerto com uma banda de R&B significava comida na mesa para a família ou talvez porque essa era realmente a música de que gostava. E mesmo não tendo sido um grande inovador no seu instrumento, Turrentine tinha alma de sobra, como muito bem o prova o álbum Cherry, de onde este tema é retirado. E numa época em que o funk inundou o jazz, este Sister Sanctified alcançou estatuto de clássico. O "line up", de primeira água, também não podia permitir que tivesse sido de outra forma.

E como este é um dos meus breaks favoritos, hoje vou deixá-lo em toda a sua glória. Para isso só precisam de fazer o download do MP3 com o tema inteiro. O break chega já depois dos 4 minutos, em toda a sua força sincopada. Bom proveito!

Sister Sanctified, na versão de Stanley Turrentine, foi samplado por gente ilustre:

3rd Bass - "Soul in the Hole"
Above the Law - "Murder Rap"
Boogie Down Productions - "My Philosophy"
BWP - "Wanted"
Everlast - "Pass it On"
Gospel Gangstas - "Tears of a Black Man"
Ice Cube - "Look Who's Burnin'"
Ice Cube - "What They Hittin' Foe?"
Material - "Cucumber Slumber"
Mellow Man Ace - "Hip Hop Creature"
Young Black Teenagers - "Soul Wide Open"


Stanley Turrentine - Sister Sanctified
(MP3)