<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

10/31/2005

Break da SemanaTM : KPM - Bass guitar and percussion


Image hosted by Photobucket.com
Os discos de Library são um tema recorrente por aqui, sobretudo porque abarcam tantos e tantos géneros que, inevitavelmente, tocam sempre em áreas que procuramos. Até nos breaks, claro (são, aliás, abundantes nesta área e já nem sequer é a primeira vez que um disco de Library vem parar a esta "secção" do HdB). Na árdua e aparentemente incessante (pelo menos durante as décadas de 60 e 70) tarefa de fornecer música a rádios, TVs e cinema, as editoras de Library criaram música para todos os gostos: orquestrações dramáticas com big bands para filmes de suspense, clínicas paisagens electrónicas para documentários sobre ciência, ondulantes momentos carregados de groove para ilustração da vida moderna, funk, rock, jazz, reggae, disco, música clássica e contemporânea, piscadelas de olho ao universo étnico de diversos continentes, enfim, uma vasta selecção de coordenadas musicais para colocar ao dispôr dos clientes de cada uma destas empresas (KPM, Themes, Peer, DeWolfe, Bruton, MP200, etc...).

Mas, nos catálogos destas desejadas editoras de Library também apareceram objectos estranhos como este Bass Guitar and Percussion, da KPM. Com o número de catálogo 1088 (parte da famosa série 1000 da KPM, a das capas verdes...) e editado em 1971, este foi apenas o primeiro volume de uma série de 3. Nos dois primeiros volumes, a construção de diálogos entre o baixo e a percussão são da autoria de H. Flowers e B. Morgan (que também contribuem para o terceiro, embora não exclusivamente). Este H. Flowers é, obviamente, o gigante Herbie Flowers, que tocou com Marc Bolan e David Bowie e que tem um extenso currículo. Já B. Morgan é Barry Morgan, outro músico gigante, com um currículo igualmente invejável (ele tocou muitas vezes em parceria com Flowers e por isso partilham muitas das mesmas sessões, incluindo o trabalho com Bowie).

Tendo em conta o calibre destes dois músicos, já é fácil começar a adivinhar o que se passou no estúdio da KPM durante aquelas sessões: entendimento perfeito, capacidade de se complementarem mutuamente e, sobretudo, muito groove. Ou seja - estes três volumes de Bass Guitar and Percussion estão cheinhos de breaks de bateria e de ondulantes grooves de baixo. E, como ajuda, os temas estão quase sempre misturados com o baixo num dos canais e a bateria noutro, o que torna facílimo o acto de samplagem (há uma demonstração disso no rip que fiz do beat número 5, quase no final, deixando por momentos apenas o canal da bateria e depois apenas o do baixo). E por isso dá para perceber o porquê destes discos serem tão avidamente procurados por produtores!

Para hoje, seleccionámos 5 excertos de outras tantas faixas deste volume inaugural da série Bass Guitar and Percussion. A gravação original é de alta qualidade, com uma bateria marcada e nítida e um baixo redondo e pulsante. Matéria prima da melhor qualidade que não é apenas funcional, é igualmente muito musical. Não é fácil tocar assim. Mas com uma dupla destas tudo parece natural. Ora ouçam:

Bass Guitar and Percussion - 5 excertos
(MP3)