<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

10/10/2005

Break da SemanaTM : Jeremy Steig - Goose Bumps


Image hosted by Photobucket.com
Mais uma semana, mais um Break... da SemanaTM. E desta vez, vamos direitinhos a um dos meus álbuns favoritos de Jeremy Steig, ele próprio um dos meus flautistas favoritos (mais directo do que Hubert Laws, mais cru do que Bobbi Humphrey... embora, claro, haja uma outra liga onde se encontra gente como Roland Kirk ou Yusef Lateef). O tema escolhido para hoje está incluído no LP Temple of Birth editado em 1975 na CBS. É um disco recheado de convidados de peso, como o grande guitarrista blues Johnny Winter (que no entanto não toca em Goose Bumps) ou o baixista Anthony Jackson e o baterista Alphonse Mouzon (é dele este break suado e rápido).

Steig (samplado pelos Beastie Boys no enorme "
Sure Shot - o tema "citado" aí tem por título Howling For Judy e está incluído no álbum Legwork, de 67) é um flautista de créditos firmados que tocou com toda a gente, de Bill Evans a Gary Peacock, Carla Bley e Steve Swallow.

Depois de ter sofrido um acidente de moto que lhe deixou metade da cara paralizada aos 19 anos, Jeremy foi obrigado a inventar uma nova forma de tocar, até ter recuperado musculação suficiente na boca para poder voltar a tocar de formas mais convencionais, mas esse simples facto atesta bem a força do seu talento e a sua determinação. Steig distinguiu-se de muitos outros flautistas por ter agarrado com alguma determinação o território jazz rock pelo qual ficaria mais conhecido. Este álbum possui, definitivamente esse sabor, sendo que o "rock" que aqui se agarra ao jazz é de feição mais funk do que qualquer outra coisa. R&B musculado, bem ancorado na secção rítmica que o deixa voar alto para atmosferas mais propícias ao improviso. Para os mais curiosos, que procurem outro tipo de informações sobre a carreira deste homem, fica aqui um link útil. E para os que querem comprovar a força do seu talento, deixamo-vos hoje mais um MP3 recheado de groove até ao tutano. E a abrir logo com um break bem puxado. Boa audição!


Jeremy Steig - Goose Bumps
(MP3)