<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

10/17/2005

Break da SemanaTM : Galactic Force Band - Space Dust


Image hosted by Photobucket.com
E estamos de volta, depois de uma semana invulgarmente pobre em postagens (pelo menos de acordo com os standards aqui do HdB) provocada por um problema no computador e aumento significativo de trabalho. Mas nem tudo são más notícias. O dia de ontem, na Feira de Paço de Arcos, correu extremamente bem, parecendo dar razão ao velho adágio do povo que nos ensina que "não há fome que não dê em fartura". Mas já lá iremos. Por causa da feira de ontem, de onde vem o Break da SemanaTM de hoje, esta será uma edição especial desta rubrica habitual do HdB. Digamos que a resolvemos condimentar com uns polvilhados extra, de forma a compensar a ausência de posts. Vamos a isso.

Na mesma banca de onde retirei há umas semanas as edições originais da Sugarhill em 12" vieram três doze polegadas (dois álbuns e um maxi), como podem ver na foto abaixo. Um álbum de Gino Soccio, um maxi dos Feel e este LP não creditado que responde pelo nome de Superman Disco. E, para já, concentremo-nos nesse álbum. Chegado a casa, o álbum revelou ser possuidor de um enorme break de título Space Dust da autoria de um tal Nichol Bayers. Ao ouvir esse tema - que é simplesmente incrível, como poderão vocês mesmo comprovar se fizerem o download do ficheiro mais abaixo - reconheci-o imediatamente e depois de uma consulta desenfreada descobri o mesmíssimo tema - desta vez creditado a Nichol BayeTs (o T maiúsculo é para perceberem a diferença na grafia) - num outro álbum que adquiri há um par de anos de título Space Disco e que é creditado a uma tal de Galactic Force Band. Um search no google com as duas possibilidades dadas ao apelido do senhor Nichol não revela coisa nenhuma e a mesma procura com os Galactic Force Band revela-nos que Space Disco é um álbum procurado e que já atrai preços na ordem dos 50 euros, tudo por causa do tema Space Dust. E, atenção, não são duas versões diferentes desse tema que se encontram nestes dois discos, mas exactamente a mesma gravação. O que nos leva a concluir que esta Galactic Force Band deveria ser "apenas" um grupo de músicos de sessão a responderem a um desejo de "cash in" da parte de uma daquelas editoras "budget". Infelizmente, tanto a cópia de Superman Disco como a de Space Disco são de edições nacionais (na Nova, a primeira, na Riso e Ritmo, a segunda) e portanto nem sei se originalmente ambos os álbuns terão sido editados na mesma label, embora tudo indique que sim.

Image hosted by Photobucket.com
O grande Space Dust começa com sons electrónicos meio ambientais, meio épicos, quase como se de uma marcha espacial se tratasse. Depois uma outra linha de sintetizador quase que induz uma atmosfera de suspense até que há uma pausa e o glorioso break entra. Mais adiante, o break ressurge acompanhado por uma outra linha de sintetizador que duplica o groove da bateria. E o conjunto é muito, muito bom, aparecendo o break - seco - uma vez mais, quase no final da faixa. O tema é estranho, mas é exactamente por causa deste tipo de estranhezas que nunca se deve voltar as costas a este tipo de discos. Sobretudo quando nos pedem apenas 1,5 euros por ele.

Da mesma ida à feira de ontem resultou ainda o acrescento de meia dúzia de títulos à minha colecção de 45's e o tal álbum de Gino Soccio (muito bom Disco, menos electrónico do que no clássico Outline, mas bom ainda assim) e o maxi dos Feel (excelente Electro Disco!). Os 45's, no entanto (seis por 10 euros) fizeram o meu dia. Encontrei-os na primeira banca em que pousei os olhos e só por si já valeram uma semana inteira de diggin': dois Booker T & The MG's (incluindo o 45 com o enorme Melting Pot), um Ice (banda que também respondeu pelo nome de Lafayette Afro Rock Band, grupo do eterno Hihache), um EP do James Brown (que inclui Cold Sweat e Sex Machine), um single dos Mandrill e outro da Watts 103rd Street Rhythm Band de Charles Wright. Bem bom, não acham?

Fiquem então com o break de Space Dust e não se esqueçam de dar atenção a álbuns com o Super Homem na capa ou com foquetões que certamente se dirigem ao Planeta Groove!

Space Dust (MP3)