<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

10/24/2005

Break da SemanaTM : Annette Peacock - Survival


Image hosted by Photobucket.com
Nunca o aviso de entenderem esta nossa mania de destacar discos que contenham (pelo menos) um break como um convite ao mergulho na obra dos respectivos autores foi tão sentido como hoje. Por isso repito: ouçam o break de Survival, que aparece no álbum The Perfect Release (1979) da Annette Peacock (que ainda por cima teve edição nacional na Nova - uma excelente editora dos anos 80 que lançou por cá coisas de punk-funk, new wave e até hip hop) mas estendam a vossa atenção para fora do break e ouçam o álbum com a maior das atenções e depois investiguem a fundo a carreira desta artista.

Antes de mais nada, há que mencionar que não é coincidência o facto desta senhora partilhar o mesmo apelido do grande Gary Peacock - é que os dois foram casados o que significa que ainda no início da década de 60 Annette foi extremamente marcada pela companhia dos músicos com que Gary tocava - gente da estirpe de Albert Ayler e Paul Bley, por exemplo. Depois do casamento com Gary, Annette (de acordo com a sua biografia oficial) envolveu-se romanticamente com Paul Bley o que levou este reputado músico a começar a incluir composições da autoria dela no seu reportório. E foi com Paul Bley que Annette Peacock formou o grupo The Synthethiser Show, que reflectia a sua paixão pelos sons electrónicos do Moog, teclado de cujo uso ela foi pioneira. E foi este o ambiente em que ela preparou a chegada do seu primeiro álbum a solo, em 1972. O título? I'm The One.

Seguiu-se uma mudança dos estados Unidos para Inglaterra e o álbum X-Dreams que precedeu em 1978 o lançamento deste Perfect Release. Annette continuou sempre a trabalhar intermitentemente e o seu último trabalho, para a ECM, data já de 2000 - An Acrobat's Heart. Aqui e aqui poderão recolher mais informação sobre esta artista cuja profunda originalidade residirá sempre na forma como aborda os assuntos que aborda, com uma voz sempre carregada de ironia e arranjos bem invulgares, que cruzam as suas experiências nos domínios do jazz, da electrónica e do rock (ela trabalhou com músicos como Bill Bruford, Chris Spedding e Mick Ronson, por exemplo).

O break de hoje é apenas, portanto, uma provocação e um desafio que, se tudo correr bem, vos levará a conhecer melhor a obra de Annette Peacock. Boa viagem!

Annette Peacock - Survival (MP3)