10/24/2005
Break da SemanaTM : Annette Peacock - Survival

Antes de mais nada, há que mencionar que não é coincidência o facto desta senhora partilhar o mesmo apelido do grande Gary Peacock - é que os dois foram casados o que significa que ainda no início da década de 60 Annette foi extremamente marcada pela companhia dos músicos com que Gary tocava - gente da estirpe de Albert Ayler e Paul Bley, por exemplo. Depois do casamento com Gary, Annette (de acordo com a sua biografia oficial) envolveu-se romanticamente com Paul Bley o que levou este reputado músico a começar a incluir composições da autoria dela no seu reportório. E foi com Paul Bley que Annette Peacock formou o grupo The Synthethiser Show, que reflectia a sua paixão pelos sons electrónicos do Moog, teclado de cujo uso ela foi pioneira. E foi este o ambiente em que ela preparou a chegada do seu primeiro álbum a solo, em 1972. O título? I'm The One.
Seguiu-se uma mudança dos estados Unidos para Inglaterra e o álbum X-Dreams que precedeu em 1978 o lançamento deste Perfect Release. Annette continuou sempre a trabalhar intermitentemente e o seu último trabalho, para a ECM, data já de 2000 - An Acrobat's Heart. Aqui e aqui poderão recolher mais informação sobre esta artista cuja profunda originalidade residirá sempre na forma como aborda os assuntos que aborda, com uma voz sempre carregada de ironia e arranjos bem invulgares, que cruzam as suas experiências nos domínios do jazz, da electrónica e do rock (ela trabalhou com músicos como Bill Bruford, Chris Spedding e Mick Ronson, por exemplo).
O break de hoje é apenas, portanto, uma provocação e um desafio que, se tudo correr bem, vos levará a conhecer melhor a obra de Annette Peacock. Boa viagem!
Annette Peacock - Survival (MP3)