<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

10/20/2005

Boys will b-boys!


Image hosted by Photobucket.com
Por esta altura já todos conhecem a história dos DJ's do Bronx e de como graças às explosões de movimento na pista de dança eles perceberam muito cedo que o principal combustível dos seus sets residia nos breaks. É daí que vem o nome dos B-Boys, abreviatura de Break Boys, pois eram eles os que mais se faziam notar na pista graças aos acrobáticos movimentos que executavam quando o DJ largava um break mais uptempo.

Durante muito tempo, muito por causa de filmes como Breakin' e Beat Street, o breakdance (ou b-boyin') foi sinónimo de electro, mas as cabeças mais velhas sabem que era nos breaks mais orgânicos, oriundos do funk mas não só, que se encontrava o prato favorito da dieta musical dos B-Boys (e quem esteve no evento Hip Hop da Casa da Música no Porto há umas semanas sabe bem do que falo!).

Tudo isto é importante porque foi por causa da necessidade sentida pelo DJ de descobrir filões novos de breaks para agitar as massas que o diggin' nasceu. Bambaataa, claro, terá sido o primeiro digger sério, pois era o que reunia os maiores conhecimentos de breaks clássicos, usando essa informação para surpreender constantemente todos os que frequentavam as festas da sua Zulu Nation. Os B-Boys estão, por isso mesmo, na base do aparecimento do Diggin'. E daí esta nossa homenagem, condimentada com um set colocado recentemente nos fóruns da Soulstrut. Chama-se B-Boy Treats e reúne uma série de grandes marcos desta cultura. Fica aqui o alinhamento (que serve igualmente de "shopping list" pois inclui temas essenciais) e o ficheiro de MP3 para descarregarem o set. Só precisam de clickar!


lupita-nico gomez
blow your whistle-the soul searchers
hot wheels-badder than evil
rated x-kool and the gang
theme from blackbelt jones-dennis coffey
the windmills of your mind-peter nero
blow your head(undubbed version)-fred wesley & the j.b.'s
we the people part 2-the soul searchers
running wild-sunrise movement
i believe in miracles-the jackson sisters
found a child-ballinjack
scorpio-dennis coffey
expansions part 1-lonnie liston smith
melting pot-booker t & the m.g.'s
melting pot-boris gardiner
ritual-nico gomez
apache-incredible bongo band
shaft in africa-Johnny Pate
its just begun-jimmy castor bunch


B-Boy Treats
(MP3)