<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

9/02/2005

Porque a vida não é só música...


... infelizmente. Vou usar este espaço para prestar a minha homenagem a uma pessoa que me marcou bastante como exemplo de como uma luta pode ser mantida sem agressão, sem ódio e com respeito - o Padre Francisco Fernandes. Nascido em Timor e membro activo da causa timorense durante a ocupação indonésia, foi meu mentor nas dúvidas existenciais que só os adolescentes têm.

Na minha memória, para além de todo o esforço que vi sair daquele homem para defender os interesses daqueles que com ele partilham o sangue timorense, ficam as longas conversas sobre Deus, religião e os homens, comigo quase sempre como literal advogado do Diabo. As conversas longas deram-me uma alcunha nova e foram intensas na procura por nós os dois de algo palpável nas certezas da fé que ele tinha e que eu não compreendia (como continuo a não compreender). Ofereci-lhe um exemplar do "Chariots of the Gods" do Erich Von Danicken que muito o fez pensar ao ler as suas páginas repletas de "Deus não é mais do que um extraterrestre". A tudo isto ele respondia com a sua maneira de ver as coisas relacionadas com a fé e com o Deus que ele tanto amava.

Espero agora que ele encontre aquilo que desejou para a vida eterna que nem eu nem ele sabiamos, na altura, se existia : a felicidade que só a certeza de ter feito tudo o que podia, em vida, para fazer a vida dos outros melhor dá.

Hoje, Padre Fernandes, tu sabes. Que seja tudo com que sonhaste.

Notícia no diário Macau Hoje sobre o falecimento e a homenagem da comunidade ao Pe. Fernandes