<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

9/01/2005

Deep Crates DVD


Image hosted by Photobucket.com
Foi provavelmente há mais de um ano que mencionámos este DVD aqui no HdB, mas só agora chegou até nós. Por isso podemos falar com muito mais substância no conteúdo deste documentário dirigido e produzido por Jeremy Weisfeld, um canadiano que é, muito simplesmente, um fã desta cultura e que mantém um site de nome Beatdawg.

Para começar, o grande atractivo deste DVD reside no facto de incluir entrevistas com um verdadeiro who's who da comunidade de produtores de Hip Hop para quem o sampling é ainda um caminho viável. De verdadeiras lendas como Diamond D, Lord Finesse, da dupla Mr. Walt e Evid D (Beatminerz), passando por gente como Maseo (De La Soul), Madlib, Peanut Butter Wolf, Egon (Stones Throw crew!), DJ Eclipse (Non Phixion), Soulman e Beni B, Amir (da dupla Kon & Amir) ou DJ Format. Impressionante, certo? E este documentário ainda nos leva a locais lendários que têm fornecido muitos samples para álbuns clássicos de Hip Hop, como a A-1 Records ou a Sound Library de Nova Iorque e ainda à famosa feira WFMU Record Show. Ou seja, este DVD oferece-nos a possibilidade de fazermos uma autêntica viagem ao mundo dos beats, guiados por alguns dos seus mais famosos artífices.

As entrevistas são simples e directas e pautadas por imensas histórias, contadas na primeira pessoa, que envolvem, invariavelmente, discos. Fala-se das origens desta cultura, de scores lendários, de como e quando se começou a produzir. E nesse sentido, Deep Crates é um autêntico documento que compensa largamente o amadorismo da produção com um fabuloso conteúdo, rico em informação e experiência.

Jeremy fez tudo ele mesmo. Dos seus contactos com produtores e das suas viagens constantes a Nova Iorque nasceu a ideia de documentar em vídeo algumas das conversas que mantinha com todas estas lendas. O resto é simples de adivinhar. Jeremy já apresentou este filme nalguns festivais e agora escreve a coluna Gettin' Dusty na revista Elemental. Tanto essa revista como este DVD podem encomendar-se na Skool, o meu fornecedor oficial de material fresquinho!

Deep Crates Preview (vídeo)