<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

9/06/2005

Como lavar discos? Simples...


Ok, imaginem o quadro. Chegam a casa, depois de uma tarde cheia de poeira a comprar discos na Feira de Oeiras (a mais poeirenta das feiras aqui do concelho!); na mala trazem uma preciosidade que andavam a procurar desde a penúltima vez que o Benfica tinha sido campeão - o Still Bill do Bill Withers. Já leram tudo o que tinham a ler sobre aquele famoso break no início de Kissing My Love e por isso querem ouvi-lo sem demoras. Tiram o disco da capa pela segunda vez (a primeira, claro, foi lá na feira para ver se estava tudo correcto, embora só a capa valesse a moeda de euro que o incauto senhor vos tinha pedido) e colocam-no no gira discos. Só que em vez de um glorioso Boom-Bap ouvem qualquer coisa como B-ssss-crack-oom hiss-B-vruuum-ap! O que é aquilo? Muito simplesmente? É o som de poeira acumulada pelos anos, mais uma dose de terra suja herdada naquela manhã durante a exposição a que foi submetido lá em Oeiras. "Meu Deus...", pensam vocês, "tanto tempo à espera para isto?". Calma. O gabinete de clínica estética do Hit da Breakz existe para isso mesmo. Basta seguirem as ilustradas instruções que dispomos aqui em baixo. A água, senhoras e senhores, pode mesmo fazer milagres. Senão vejamos (e desde já o meu sincero obrigado à dona destas belas mãos, a minha cara-metade, que se dispôs a esta sessão fotográfica).

1. Lavar o disco

Image hosted by Photobucket.com
O primeiro passo é lavar o disco com água da torneira. Assim mesmo: vão rodando o disco, em posição oblíqua, sob o fio de água e não se preocupem se molharem um pouco da etiqueta. Nada que um bocadinho a girar no prato não cure. Rodem o disco até ficar completamente molhado. É conveniente darem duas ou três voltas completas até sentirem o disco realmente ensopado.



2. Um pouco de detergente da louça

Image hosted by Photobucket.com
O segundo passo é pôr um pouco de detergente da louça nas mãos. Dependendo da marca, esse detergente poderá ser um pouco abrasivo, devido à sua concentração. Há utilizadores hardcore deste método que até têm preferência por certas marcas. Eu cá uso o que houver em casa. Seja como for, convém ter atenção ao passo seguinte.







Image hosted by Photobucket.com
3. Diluir o detergente

Ok, deixem pingar um pouco de água para cima do detergente e com os dedos diluam-no até começarem a obter espuma. A obtenção de espuma quando o detergente ainda está nas vossas mãos é importante, pois significa que não irão colocar nenhum pedaço concentrado directamente na superfície do vinil. Logo depois estarão preparados para a fase seguinte:




4. Ensaboar o disco


Image hosted by Photobucket.com
Com a espuma que obtiveram, passem gentilmente por todo o disco, várias vezes, até ensaboarem totalmente a superfície do vinil, deixando-o coberto com uma película de sabão. Deverão deixar esta espuma amolecer a poeira entranhada nas espiras durante alguns segundos antes de darem o próximo passo.





5. Enxaguar o disco

Image hosted by Photobucket.com
Aqui repetem, basicamente, o gesto inicial de molhar o disco, sendo que desta vez o objectivo é retirar todo o sabão com que cobriram o vinil no passo anterior. Uma vez mais, não se preocupem com a etiqueta. Se se pode molhar, também pode secar! Além disso, há algumas etiquetas que são cobertas por uma fina camada de plástico. Mas mesmo que não seja o caso, mostrem um pouco de coragem!





Image hosted by Photobucket.com
6. Um disco brilhante

Se os passos anteriormente descritos forem correctamente executados, já terão nas mãos um disco brilhante, sem marcas visíveis da poeira que tanto vos atormentou quando o tentaram ouvir antes dessa odisseia de limpeza. É por isso tempo de...





7. Colocar o disco no prato

Image hosted by Photobucket.com
Diz a minha própria experiência que este é o passo que mais assusta os não iniciados: "Colocar um disco ainda molhado debaixo da minha preciosa agulha Shure?" Sim, este é na verdade o mais importante dos passos. A acção do detergente e da própria água deverá por esta altura ter amolecido a poeira acumulada nas espiras e a primeira passagem da agulha é importante para a acabar de remover. O braço do gira-discos deverá até ser regulado mais um ou dois pontos no seu peso para a remoção ser mais eficaz. E é óbvio que este processo deve ser repetido para os dois lados do disco, depois do primeiro lado lavado já ter secado e passado pela acção da agulha (normalmente, com um álbum, o tempo que leva a tocar da primeira à última faixa é suficiente para o secar). Quando terminam este passo devem assegurar-se que limpam a agulha antes de voltarem a ouvir o disco. As diferenças serão imediatas.

Claro que este é um método que resulta apenas com a sujidade e não com riscos e outros danos físicos. E é tudo. Divirtam-se!