<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

9/09/2005

Break da SemanaTM : Labi Siffre - The Vulture


Image hosted by Photobucket.com

Cantor e poeta crítico da sociedade que o rodeia, Labi Siffre deu a sua voz aguda a bastantes álbuns nos anos 70. Mas nenhum ficou na história como Remember My Song. É claro que é neste álbum (do tema I got the) que o Eminem tirou o loop para o seu hit My name is e também é por isso que Remember My Song atinge os valores ridículos que pedem por ele. O facto de conter breaks também não ajuda a baixar o preço. Mas isto são feijões quando ouvimos o álbum sem pensarmos em samples ou em breaks ou no My name is. Tudo isto são feijões quando ouvimos o álbum de uma ponta à outra e a verdade nos bate na cara como se fosse um Flávio Meireles à procura de um amarelo. É que é um grande álbum, cheio de funk cuidado e contido e de soul da alma desmedida que só grandes artistas conseguem balançar para fazer um álbum fortíssimo parecer um sussurro.

Não é por acaso que este álbum foi um dos pilares da cena acid jazz inglesa e o facto de Labi Siffre ser inglês ajuda a que a sua música tenha sido orgulhosamente partilhada (como os ingleses sabem tão bem fazer) nesses espaços de redescoberta de todo um passado musical. A verdade é que o funk assoulado de Labi siffre e os arranjos cheios de cordas que, de certeza, fizeram corar Gamble e Huff de vergonha, fazem de Remember My Song um álbum que não aparece muitas vezes na vida. E, infelizmente, não aparece mesmo. As cópias originais do Remember My Song são caras e não costumam aparecer nos crates para digging. O mais frustrante é que coisas do Labi Siffre até aparecem com alguma regularidade (vendeu bastante em temas como o anti-apartheid Something Inside So Strong) e estamos sempre á espera que seja um single do Remember My Song... mas não é. Seja como for, fiquem atentos a ele.

Mas vamos ao break. O Break da Semana é um tema deste álbum chamado The Vulture, um tema infinitamente tocado por gente como o Gilles Peterson e que fez dançar, de certeza, gente que nunca mais acaba. Mas, e é aqui que acho que está o talento do Labi Siffre, não é através do ritmo ou do volume que ele nos faz mexer, como acontece hoje com quase tudo o que nos põe a dançar, mas através da melodia e de uma ocupação dos espaços orquestrados incrível, num crescendo onde o pitch elevado da sua voz ainda dá mais expressão.

E o break, ah o break. Não podia ser melhor! Gira tudo à volta da tarola e do bombo mas oiçam aquele címbalo! Ainda por cima, acaba num fill onde não entra um micróbio entre os hits na tarola.

Break da SemanaTM : Labi Siffre - The Vulture [nota : o áudio será acrescentado dentro de momentos]

Podem visitar também o site actual de Labi Siffre onde este rei de muitas caras continua a dar voz ao seu lado musical, poético e artístico e onde veicula (também através de um blog) as suas lutas contra a homofobia, a guerra no Iraque e a natureza fraca e facilitista da nossa sociedade.