<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

9/03/2005

Break da SemanaTM : America - Slow Down


Image hosted by Photobucket.com
Há uns anos, quando o fervor do diggin' se apoderou de mim com intensidade, percebi que deveria manter os ouvidos abertos a todo o tipo de música, pois nunca se sabe quando o funk pode despontar. Nessa época o balcão da Lollipop, a tal loja do Bairro Alto já aqui mencionada, que eu ajudava a operar, servia como principal ponto de angariação de novas peças para a colecção. E foi com uma ligação da loja que coloquei as mãos numa colecção de discos de uma mítica figura da rádio portuguesa. A colecção continha o que se poderia esperar de alguém que durante anos recebeu promos de todas as direcções: coisas muito boas (poucas), coisas assim-assim (muitas) e coisas realmente más (algumas). Depois da divisão dos discos (entre os dois sócios e, claro, o stock da loja) fiquei com uma série de coisas aparentemente menos interessantes, mas que o instinto me dizia que poderiam conter alguns polvilhados de funk. Foi o caso deste disco dos folk-rockers America, editado em 1977 com o título Harbor e produzido pelo mítico George Martin (o tal que era o quinto Beatle!). O disco é Adult Oriented Rock típico da época, mas no tema Slow Down tem um pequeno rasgo de groove (servido por um clavinet inspirado) que sempre me espantou ter-se mantido intocado (tanto quanto eu sei) por samplers. Podem ler, se quiserem, sobre os aborrecidos America aqui. Nessa mesma época (93-95) descobri as colunas de Beat Diggin' do grande Soulman, já por aqui entrevistado. Numa delas ele pedia para lhe enviarem emails com listas de breaks, para o caso dele desconhecer algum. Eu enviei-lhe um mail e foi com algum espanto que recebi uma resposta de volta que dizia algo como "good call on that America beat. I didn't know it...". Claro que revelar a existência de um break ao rei do Diggin' me encheu de orgulho e por isso este disco tem-se mantido na colecção desde então, apesar de valer apenas pelo já referido tema Slow Down. Há uma bateria seca logo no arranque do tema e um groove loopável quase no final. A prova áudio fica aí. E a bola passa para o vosso lado do campo!

America - Slow Down - break do início (áudio)

America - Slow Down
- groove do final (áudio)