<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

9/10/2005

99 records of vinyl on the wall, 99 records of vinyl...


Image hosted by Photobucket.com
A 99 Records é uma daquelas labels impossíveis. Impossíveis no sentido de "impossíveis de deixar ficar um disco da 99 Records na loja" tal a qualidade diversificada de todas as edições, do experimentalismo sónico das guitarras de Glenn Branca ao funk mutante das ESG, passando pelas Bush Tetras (há um break no Can't be funky - não percam isto) ou pelo som único dos Liquid Liquid (e que o hiphop reclamou também como seu quando Grandmaster Flash usa o break principal do tema dos Liquid Liquid chamado Cavern para fazer outro clássico chamado White Lines e que foi a causa da queda quer da 99 Records quer da mítica Sugarhill no que parece ser o primeiro caso de processo pelo uso indevido de um sample, mesmo que não tenha sido, na verdade, um sample o que Grandmaster Flash fez).

Image hosted by Photobucket.com

O digga é dono de uma considerável colecção de 99 Records originais, eu nem por isso (estou a tratar disso, não tenham dúvidas). E o mundo das reedições ou das antologias torna tudo muito mais fácil. Por exemplo, entrei na Flur, uma das principais responsáveis por grandes rombos no meu orçamento (não metam tanta coisa boa nos escaparates, sff), e vejo lá o álbum da Mo'Wax dedicado aos Liquid Liquid. O álbum data de 1997 e é um disco que nunca tinha encontrado em vinil e, por isso, trouxe-o. Mas há mais maneiras de terem algumas coisas da 99 Records em disco sem terem de gastar fortunas : a Soul Jazz tem uma compilação chamada New York Noise que contém alguns temas da 99 Records, entre muitas outras pérolas com o mesmo nitty gritty típico das produções desta altura.

Sempre foi nosso propósito, aqui no HdB, dar a nossa visão da 99 Records (que iremos fazer um dia) mas não podiamos deixar passar o fabuloso artigo do JD Twitch, uma das metades da dupla de djs e produtores Optimo, sobre esta editora. Não há ninguém melhor que alguém que usa o nome Optimo para falar sobre a 99 Records. É que Optimo é uma das criações musicais mais conhecidas dos Liquid Liquid.

PS - Não deixem de ler a súmula que JD Twitch faz do caso Sugarhill-99 Records, cheia de factos curiosos.