<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

8/15/2005

Três zero três


Image hosted by Photobucket.com

A TB 303 da Roland tem sido uma máquina fundamental para toda a música de dança, mesmo quando, como nos últimos anos, possa ter andado mais desaparecida (ressuscitando, no entanto, com uma força fora do vulgar).

Mas muito pouca gente sabe a história da máquina atrás dos sucessos. Há tempos, coloquei aqui um texto alusivo ao acid house que abordava, ao de leve, a história da 303 mas sem grande profundidade.

Por isso, para quem esteja interessado em saber tudo sobre a 303 e a sua influência em tanta música, do Paul Haig ao Plastikman aos Massive Attack aos Black Dog aos Aux '88 à Madonna (todos eles com citações no filme), deve - deve mesmo! - ver este filme de Nate Harrison.

PS - Se puderem, vejam também o Can I get an Amen? do mesmo autor (basta clickar no Next project na página do filme sobre a 303) que é, claro, uma instalação artística toda ela centrada no break dos Winstons, o Amen Brother.

Tenho vaga memória de que o digga já aqui tinha colocado esta instalação mas não encontro a referência a ela. Seja como for, se é um repost, que seja sobre o Amen Brother.