<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

8/31/2005

Soundway Records em alta


Image hosted by Photobucket.com
A Soundway Records é uma das grandes responsáveis pela divulgação da música de dança tropical, como eles lhes chamam, e que, traduzido para discos, significa encontrar e editar o melhor funk perdido existente em África, nas Caraíbas ou na América Latina.

Image hosted by Photobucket.com
O esforço de diggin' que estes ingleses fazem é notável e pode ser constatado em compilações de grande calibre como os dois volumes da Ghana Soundz (compiladas pelo dono da editora Miles Cleret) ou a viagem musical ao Benim com a T.P. Orchestre Poly-Rythmo ou a edição em vinil de um tema afrofunk completamente virado para as pistas de dança da Orquestra Baobab, que ainda recentemente esteve em Portugal no Festival de Sines.
Image hosted by Photobucket.com

O golpe de asa da editora é, no entanto, outro e passa pela associação de produtores da actualidade aos projectos já perdidos no tempo desenterrados pela Soundway. Exemplo disso são as remisturas do jazzdancemeister italiano Gerardo Frisina para o tema do percussionista uruguaio Jorge Graf ou a excelente remix de Quantic para a Awa Band com o Tony Allen. A verdade é que os temas originais não precisavam de nada mas, depois de ouvidas as versões, este salto das edições para o século XXI faz todo o sentido.

Apesar de ter um catálogo reduzido de edições, vale bem a pena procurar estas edições, sejam as compilações ou os singles (em 7 e 12 polegadas).

Mas há mais.

Image hosted by Photobucket.com

O HdB soube que está a ser preparada uma enorme retrospectiva do trabalho do Sr. Funk Etíope Mulatu Astatke. Trabalho esse que já era de louvar tendo em conta o preço dos discos originais (qualquer um deles acima dos 100 contos, tal a raridade - um deles, imaginem, é editado pelas linhas aéreas etíopes), mas que, pelos vistos, não é suficiente para a Soundway. É que, para além da retrospectiva, Mulatu vai voltar ao activo, gravando um álbum para a Soundway, acompanhado pelo Will Holland (Quantic), Max Weissenfeldt (baterista dos Poets of Rhythm), Todd Simon (trompetista dos Breakestra), Showboy (trompetista dos Africa 80, a banda que acompanhava o Fela Kuti) e vários outros músicos etíopes. Com este lineup, a coisa não pode correr mal. Impossível.

O projecto conta ainda com as participações de Gilles Peterson, MonkOne e B+ (fotógrafo de serviço do universo de DJ Shadow e realizador do filme Keepintime) e vai culminar num concerto em Addis Ababa.

Edição imperdível. Marquem no vosso calendário : início de 2006.