<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

8/29/2005

The Soulsavers Soundsystem: soul diggers


Image hosted by Photobucket.com
Aqui há uns dias, no Fórum do hdB, alguém questionava a ausência de informação nalguns mix cds, procurando perceber a ligação deste facto com aqueles códigos arcanos do Hip Hop que levaram os primeiros DJ's a tapar as etiquetas dos seus mais preciosos discos. Na verdade, a ocultação de informação, no mundo do Hip Hop, começou por ser uma forma de defesa de um estatuto que tinha que ser mantido a qualquer custo no ghetto: um DJ só era tão bom quanto a sua colecção de discos. Com Grandmaster Flash o foco alterou-se: o que se fazia com os discos tornou-se quase tão importante quanto os discos e por isso a necessidade de secretismo desvaneceu-se. Claro que as leis de direitos de autor vieram renovar essa necessidade de secretismo: quem sampla e não paga pelo direito de usar esses samples tem que manter, tanto quanto possível, o secretismo das suas fontes. Mas nos últimos anos as mixes parcas em tracklistings voltaram a aparecer em força. Aqui, normalmente, os motivos são outros. Como acontece agora com o brilhante The Soulsavers Soundsystem e a sua última criação, um duplo CD de título Staring at the radio staying up all night que o Zé, da Skool, fez o enorme favor de localizar e importar.

Já lá iremos. Nos últimos anos, gente como DJ Shadow, David Holmes, Kon & Amir e outros têm levado a actividade do diggin um pouco mais longe e editado discos em que as pérolas encontradas no terreno servem de pontos cardeais para viagens intensas ao coração do groove. São óptimas peças de audição, autênticas lições na arte de diggin', tratados em como sequenciar um set, verdadeiras arcas do tesouro. Só que não incluem informação alguma: nem títulos, nem artistas, nem etiquetas, nem anos de edição, nem nada... A razão é muito simples: colocar no mercado edições dessas seria um verdadeiro pesadelo - é que muitas das etiquetas que lançaram originalmente esses discos já desapareceram e só localizar os detentores dos direitos poderia ser uma titânica tarefa que demoraria anos. Se pensarmos que o objectivo seria vender meia dúzia de centenas de cópias em todo o mundo então facilmente se concluirá que seria necessário colocar cada disco ao preço de um anel de noivado com diamante do tamanho de um ovo de codorniz para recuperar o investimento. Complicado, não é? Por isso "que se lixe", devem dizer aqueles tipos. "Editamos na mesma." Só que, nunca fiando na sorte, a única opção que resta é mesmo ocultar a fonte de todo aquele groove.

O disco Staring at the radio staying up all night do Soulsavers Soundystem, operado por um Rich que os tipos do fórum Vinyl Vultures garantem ser um génio por trás dos pratos, é de facto brilhante. É um duplo CD (ainda por cima vendido mais barato que muitos cds simples que por aí andam) recheado de grandes temas que oscilam entre o funk, o psych, o folk-funk com laivos de country, a soul, o jazz, alguns sons de Library e muitos breaks pelo meio. Rich nunca sufoca as músicas com misturas elaboradas, preferindo deixar cada um dos discos brilhar por si mesmo. Mas o que é que ele toca? Pois... há que meter as mãos no pó e desenterrar a verdade. Mas a net também pode dar uma ajuda. Apesar de no inlay deste CD se prometer que o site deste sound system será actualizado, a verdade é que a homepage do Soulsavers Soundsystem continua por actualizar. Restarão os fóruns para nos revelarem alguns dos nomes. E, claro, não nos podemos esquecer dos nossos próprios conhecimentos. No primeiro volume deste duplo CD, as hostilidades abrem com um 7" de James Royal, por exemplo, que eu apanhei há uns tempos em Algés. E há mais: Lou Rawls, JJ's Dilemma, Horace Silver, etc... Mas realmente, mais importante do que os nomes - que nos podem obcecar um pouco - é a vibração geral deste excelente duplo CD. Que já não é o primeiro: Smoking and Drinking on a Tuesday Nite ou Fear and Loathing on The Wheels of Steel são outras mixtapes que vale muito a pena localizar. Vamos a arregaçar as mangas, sff!