<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

7/05/2005

NUJAZZSOUL E OSCAR BROWN JR.


Image hosted by Photobucket.com

O site nujazzsoul.com, da autoria de Francisco Coelho e João Cari (que, para além de serem dois conceituados djs do Porto, são, igualmente, verdadeiros amantes de muitas das mesmas rodelas de vinil que nós aqui no HdB) teve a amabilidade de me convidar para realizar um set para o site.

Como é um set cheio de funk e de soul (entre outras coisas), achei que os leitores do HdB poderiam gostar de o ouvir, tão próximo que está de todo o universo do Hit da breakz. Mas há mais. Os dois nujazzsoulianos dão-lhe forte com temas dos Blendcrafters, Sa-Ra Creative Partners, Madvillain ou o clássico Dat Dere do não menos clássico Oscar Brown Jr.

Image hosted by Photobucket.com

A propósito do Oscar Brown Jr., faltou aqui no HdB um post sobre este grande e muitas vezes esquecido senhor da música. É que Oscar Brown Jr. faleceu este ano a 29 de Maio, facto que muito me entristeceu. É dele um dos álbuns que mais gosto de (re)ouvir : o Sin & Soul... and then some.

Estão lá presentes não só o Dat Dere (clássico! hmmm já o tinha dito atrás) mas também duas outras músicas capazes de fazer mudar uma vida : o Humdrum Blues e aquela que é para mim uma das melhores Afro Blue. Não percam também a versão da Dee Dee Bridgewater para o Afro Blue, que podem encontrar no (raro!) álbum com o mesmo nome (Afro Blue), álbum que é carote porque só saiu no Japão.

Fica também a nota que foi Oscar Brown Jr. que escreveu o poema Afro Blue, colocando voz naquilo que tinha sido, até ao Sin & Soul, um instrumental (criado pelo Mongo Santamaria e extrapolado para o paraíso pelo John Coltrane quer no Live at Birdland quer no Afro Blue Impressions). A última grande versão deste tema (e versão com poema) foi, claro, dos Two Banks of Four no seu fabuloso álbum de estreia (já tem 5 anos isto?) City Watching.

Resta-me referir que podem ouvir os dois nujazzsoulianos regularmente no Bazaar, no Porto, e um pouco por todo o país.

Por último, fica a sentida homenagem do HdB a Oscar Brown Jr. Se quiserem saber mais informação sobre a vida, musical e não só, de Oscar Brown Jr., recomendo uma visita ao seu site.


Image hosted by Photobucket.com
Oscar Brown Jr.
1926-2005

"Shades of delight, cocoa hue
Rich as a night, afro blue."