<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

7/07/2005

GET KRUMP!


Image hosted by Photobucket.com

Como um palhaço pode mudar umas coisas. Quando Tommy the Hiphop Clown, em 1992, fazia os seus passos de dança nas festas de anos onde era o entertainer principal, devia estar longe de pensar que muitos jovens iriam desenvolver esses mesmos passos e transformá-los numa forma de arte expressiva nova dentro do hiphop.

Mas foi mesmo isso que aconteceu. Tommy desenvolveu o clowning, que, por sua vez, serviu de base ao krumping. "Krumping é quando estás a dançar e o teu corpo está a fazer uma série de movimentos ao mesmo tempo", diz Tommy numa entrevista à MTV. Mas não é esse o factor singular do krumping nem sequer uma das suas maiores virtudes. A agressividade que existe no krumping (e que não é sequer patente no clowning, dirigido que está a crianças) é o seu aspecto não só distintivo mas também fulcral, apesar de, à primeira vista, tal parecer paradoxal.

O que o krumping é, para muitos destes jovens, é a canalização da sua agressividade latente para algo de artístico, de positivo - a expressão dessa agressividade na dança e na competição com outros crews de dança numa battle de competição (um conceito tão caro quer ao hiphop quer à própria sociedade norteamericana).

Image hosted by Photobucket.com

Outro elemento bastante original quer do clowning quer do krumping é o facto de se usarem pinturas faciais. No clowning, as pinturas faciais são idênticas às que podemos encontrar num palhaço mas no krumping já é mais usual ver pinturas faciais que nos lembram as pinturas que podemos encontrar em muitas tribos tradicionais africanas, dando um aspecto mais de guerreiro a quem as usa (o que está consentâneo com todo o espírito do krumping).

Image hosted by Photobucket.com

O krumping, entretanto, tem aumentado a sua visibilidade em todo o mundo, principalmente através dos videos I'm really hot da Missy Elliott, o Hey Mama dos Black Eyed Peas e, aqui na Europa, o Galvanize dos Chemical Brothers.

Image hosted by Photobucket.com

Sem dúvida nenhuma que este fenómeno do krumping está a ganhar adeptos em todo o mundo, como forma artística de expressão corporal dos ritmos do hiphop, num movimento que se pode tornar no breakdance do século XXI.

De referir também que o conhecido fotógrafo e realizador de videoclips David LaChapelle realizou um documentário de meia hora que foi, para muitos, a porta de entrada para um movimento que se encontrava localizado basicamente em Compton. O documentário chama-se Krump (também conhecido como Rize) e estreou no Festival de Cinema de Sundance.

Visitem o site dos Krump Kings, casa de pioneiros do krumping como Tight Eyez, Dragon Slayer e Lil C, onde podem ver, na página principal, um pequeno video com alguns passos de krumping.

Ou então, para um resumo ainda mais informativo do que é o clowning ou o krumping, com excerptos dos videos referidos acima e entrevista a Tommy the Clown, clickem neste link para verem um pequeno vídeo, realizado pela MTV News.