<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

7/27/2005

Break da SemanaTM : Lamont Dozier - Take Off Your Make Up


Image hosted by Photobucket.com

A assinatura Holland-Dozier-Holland aparecia em inúmeros sucessos da Motown, prova da força do talento dos irmãos Eddie e Brian Holland e do seu companheiro de armas Lamont Dozier. Obviamente, tomar a enorme carreira de Lamont Dozier apenas pelos curtos segundos que dura este break, tirado do tema Take Off Your Make Up do álbum Out Here on My Own de 1973 (na ABC records), é um disparate enorme. Por isso, digamos que o Break da SemanaTM de hoje é um mero pretexto para falarmos um pouco do enorme Lamont Dozier.

Dozier nasceu em 1941 em Detroit e a sua carreira continua em força (e pode ser investigada no seu site) ainda hoje. Prova de que o talento se pode conjugar com a longevidade. A sua carreira, portanto, atravessa quase 5 décadas, pois foi em meados dos anos 50 que começou a cantar, como parte dos Romeos e dos Voice Masters, grupos onde militavam igualmente outros cantores que mais tarde haveriam de ingressar na Motown de Berry Gordy. Lamont, aliás, tornou-se amigo de Berry Gordy e mais tarde seria um dos primeiros cantores a ser contratado pelo empresário para a sua mítica Motown.

Foi já no início da década de 60 que a força das suas composições levou a um convite para integrar a equipa de compositores dos irmãos Holland. E foi com a clássica designação Holland-Dozier-Holland que muitos dos hits da Motown da década de 60 se fizeram ouvir. Grupos como as Supremes, Martha and the Vandellas ou os Four Tops devem muita da sua força às belíssimas composições pop daquele trio, que refinou a arte da canção tornando-a quase uma fórmula mágica de sucesso.

No entanto, com a mudança da sociedade causada pelo Civil Rights Movement, Lamont e os irmãos Holland tornaram-se mais conscientes e em 1967 sairam da Motown por não concordarem com as limitações artísticas e as fracas compensações financeiras pelo seu trabalho. Em 1968, o trio lançou a Invictus e a Hot Wax, casas de artistas como os grandes Chairmen of the Board ou Freda Payne. O som tornou-se definitivamente mais político.

Em 1972, Lamont decidiu reinvestir novamente na sua carreira de cantor e gravou Why Can't We be Lovers, que foi um sucesso. Mas a magia do trio parecia já não funcionar da mesma maneira, pelo que em 1973 Lamont deixou a Invictus e os irmãos Holland para assinar pela ABC, etiqueta que lançou o álbum Out Here On My Own (referência à interrupção da parceria com os Holland) de onde tirámos o Break de hoje. Podem investigar mais informação no próprio site de Lamont Dozier.

Interessa, no entanto, saber que Dozier é um dos heróis da cultura negra das décadas de 60 e 70: por ter sabido traduzir o sentir de uma época em refinadas sinfonias pop de três minutos, por ter conseguido sempre imprimir o aveludado toque da soul às suas produções e composições, por ter escrito, enfim, grandes canções. A minha cópia de Out Here On My Own é já um upgrade de uma primeira cópia comprada há uns anos e custou-me uns meros três euros numa loja de segunda mão de Lisboa. A primeira veio da Feira da Ladra. Prova de que há exemplares a circular por aí. Não hesitem se o apanharem algures. Soul sofisticada e adulta está à vossa espera naquelas espiras!

Break da SemanaTM: Lamont Dozier - Take off Your Make up (áudio)