<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

7/19/2005

BREAK DA SEMANATM : IKE & TINA TURNER - FUNKY MULE/UP HARD


Image hosted by Photobucket.com

Sejam então bem vindos ao Break da SemanaTM, desta vez, e para compensar - uma vez mais! - atrasos, em dose tripla. Penso que nunca havíamos falado desta dupla - Ike & Tina Turner - por aqui no HdB, nem sei porquê, porque os clássicos assinados por este casal são absolutamente fantásticos. Bem, da minha parte confesso que o apelido Turner, sobretudo quando colado ao nome próprio Tina, sempre me fez alguma comichão. Afinal de contas, cresci com a recuperação para o mundo dos vivos da senhora Turner durante a década de 80 e aquelas associações a patos bravos como o Mark Knopfler dos Dire Straits nunca renderam grandes momentos. Mas, na fase incial da sua carreira, Tina era de facto um furacão, embora a dose de leão de talento pertencesse ao seu violento marido. Sim, todos devem ter visto o filme, todos devem conhecer mais ou menos de cor a história dos espancamentos gratuitos que Ike infligia à sua cara metade. Atitude obviamente condenável e que a história não perdoou. Mas que serviu pelo menos para a aura de vítima de Tina funcionar como alavanca no rearranque da sua carreira. Mas isso são outros quinhentos.

Esta compilação - é uma caixa com 4 LP's dentro de edição francesa de finais dos anos 70 na Musidisc - já repousa na minha colecção há bem mais de uma década. Foi um dos frutos do trabalho de balcão da Lollipop, a loja do Bairro Alto com que tentei, durante uns 5 anos (e juntamente com os meus companheiros de aventura), impôr uma ideia de coleccionismo de música negra - de diggin' se quiserem - sem grande sucesso. Mas que me permitiu angariar algumas peças raras para a colecção. Esta foi uma delas. Com alguma resistência devido aos pruridos já acima mencionados, mas acabou por ficar na minha posse. E ainda bem.

Muitos dos temas são instrumentais cozinhados por Ike durante o seu período de ouro e lá dentro há uma série de drum breaks. Optei por vos mostrar 3 breaks de duas canções diferentes: Funky Mule e Up Hard, ambas incluídas originalmente no álbum raríssimo de instrumentais A Black Man's Soul (creditado a Ike Turner apenas, claro), de 1969. O interessante desta caixa é que inclui, dispersos pelos 4 volumes, a quase totalidade desse álbum fundamental. Turner era dono de um talento musculado (sem piada), que o colocava no ponto onde a tradição R&B se cruzava com o mais modernista Funk. E o resultado dessa dupla reverência - à modernidade e ao classicismo - era uma música poderosamente rítmica, desenhada à medida dos palcos americanos do Sul, que Ike e a sua Tina percorriam sem parar durante aquela época.

Esta edição na Musidisc - de título Fabulous - não deve ser muito comum, pois nos 12 ou 13 anos desde que a adquiri (por uns meros 200 escudos...) nunca mais vi outro exemplar. Mas esta foi, claramente, uma daquelas edições Budget, pensadas para oferecer por pouco dinheiro a fase mais obscura da carreira de um par de artistas que o tempo acabou por consagrar. Por isso mesmo, deve haver por aí mais exemplares. É apenas - como sempre - uma questão de tempo, sorte e escavações concertadas.

Vamos aos breaks então!

FUNKY MULE (áudio)
UP HARD - break 1 (áudio)
UP HARD - break 2 (áudio)