<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

7/30/2005

Blaxploitation Radio Spots


Damn! Já alguma vez viram o Shaft? Cleopatra Jones? Blacula? Coffy? Grandes filmes (alguns deles grandes maus filmes, mas ainda assim grandes) que traduziram uma época e cimentaram uma estética, como já por aqui falámos quando abordámos a Blaxploitation e a enorme música associada a essa escola. Como é óbvio, enquanto produtos de uma Hollywood que acordava para a ideia de que o mercado negro também era consumidor de cinema, estes filmes tiveram que ser promovidos, de forma a alertar o seu potencial target para a sua existência. E promover cinema, na década de 70, era algo impossível de se fazer sem se recorrer à rádio.
Image hosted by Photobucket.com
Foram feitos, portanto, muitos Radio Spots de divulgação destes filmes. Com uma particularidade: a coolness normalmente associada a este tipo de cinema passou igualmente para os spots! E, claro, alguém se lembrou de reunir todos estes spots num álbum, for our sampling delight de título Super Bad Super Black! (E não, algo assim não cai debaixo da mesma categoria de um disco como o All The Breakz, discutido aqui em baixo: em primeiro lugar porque estes spots nunca foram editados em disco e depois porque caso não vivessem em Nova Iorque nos anos 70 com um gravador ligado ao vosso receptor de rádio nunca conseguiriam ter oportunidade de ouvir estas pequenas pérolas, pois não?).

Muito bem, experimentem ouvir estes spots, parte dos 54 incluídos em Super Bad Super Black:

Shaft (áudio)
Superfly TNT (áudio)
Blacula (áudio)
Coffy (áudio)
Black Caesar (áudio)

Gostaram? No blog Bedazzled têm 28 spots diferentes disponíveis em Mp3. Façam um favor a vocês mesmos e descarreguem esses pequenos pedaços de história.