<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

6/23/2005

PSICADELIA : HAIGHT ASHBURY


Image hosted by Photobucket.com

Como não é possível falar-se da génese do hiphop sem se falar no Bronx, não é possível falar-se de rock psicadélico (ou do movimento hippie, que, como o hiphop, é uma maneira de ver o mundo) sem se falar em Haight Ashbury. A zona central para todo o movimento psicadélico é Haight Ashbury. A razão para tal é simples : era nesta zona que se encontravam habitações tão típicas em São Francisco, como o são as casas victorianas ou eduardianas, a um preço acessível. E foi essa a razão que trouxe para a zona estudantes da Universidade Estatal de São Francisco, nos anos 50. São eles a base populacional para todo o movimento hippie que floresceu naquela zona anos depois.

Mas há outros factores. Allen Cohen, fundador do San Francisco Oracle, conta que "não era difícil em 1966 trabalhar-se um bocado, vender marijuana ou LSD de vez em quando e conseguir dinheiro para viveres, tu e os teus amigos. Podias dedicar todo o tempo do dia à arte, à escrita ou à música, experimentares os surreais estados mentais que só a marijuana e o LSD te proporcionavam, interagires com outros artistas, ficar pedrado e conversar até os raios do sol apagarem a noite. Foi assim que, nestes anos e desta maneira, os particulares estilos de música, arte e estilo de vida identificáveis com Haight Ashbury, os anos 60 e os hippies se desenvolveram."

Para quem não está familiarizado com a toponímia americana, Haight Ashbury é o nome de um cruzamento na cidade de São Francisco : o cruzamento entre Haight Street e Ashbury Avenue. Haight Street tem este nome para celebrar Henry Haight, um banqueiro filantropo que doou terras suas para criar o Orfanato Protestante. Ashbury Avenue é uma homenagem ao vereador Munroe Ashbury que ajudou a criar o Golden Gate Park.

É uma zona de São Francisco que, hoje, não é tão barata quanto isso já que o interesse pelas casas victorianas que ali se encontram subiu imensamente. Neste momento, a zona é mais um bairro em São Francisco, quase que foram apagadas todas as grandes referências ao movimento hippie. Mas o espírito de confrontação com uma sociedade estanque continua a eferverscer. Neste momento, é invariável encontrar por tantas e tantas casas, por tantos e tantos apartamentos na zona, bandeiras com as cores do arco-iris, que significam a luta pelos direitos dos homossexuais.

Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Haight Ashbury Free Medical Clinic e o Panhandle, ambos ligados ao movimento Digger de que falámos há dias

Precisamente no cruzamento, nos anos 60, tinhamos a Haight-Ashbury Free Medical Clinic (em Happening House), que ainda hoje funciona apenas com voluntários e que é um dos resquícios da actividade dos Diggers (e bem pertinho do cruzamento, encontramos o Panhandle, de que falámos no artigo sobre os Diggers) Temos também o Pall Mall Cocktail Lounge, que servia hamburgers mas, por estarmos no coração do mundo hippie, não eram hamburgers mas Love Burgers.

Image hosted by Photobucket.com
Psychedelic Shop

É também aqui que existe o famosíssimo Psychedelic Shop, o local onde os ícones de todo o movimento eram vendidos e funcionava também como um ponto de encontro.

Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
710 Ashbury St. (Grateful Dead)

No número 710 em Ashbury St., podem imaginar os Grateful Dead sentados nas escadas. Fica a um quarteirão do mítico cruzamento.

Prova da enorme convivência entre os Hell's Angels e todo o movimento hippie (da qual os Diggers são um bom exemplo dessa convivência) é o facto de a sede dos Hell's Angels ser em frente à casa dos Grateful, no 715 Ashbury St.

Se continuarmos pela Ashbury St., podemos encontrar, no número 638-640, a casa dos Country Joe & The Fish. Em frente da casa de Country Joe McDonald, temos a casa da Janis Joplin, no número 635. Não esqueçam que a Janis fez, no início da sua carreira, parte dos Country Joe & The Fish e esta proximidade de vivência física é um dado interessante.

Image hosted by Photobucket.comImage hosted by Photobucket.com
Albin Place (Big Brother & The Holding) e 112 Lyon (Janis Joplin)

Se, como eu, são fãs dos Big Brother and the Holding, podem também visitar o Albin Place em 1090 Page, a sete quarteirões do cruzamento. E a própria Janis viveu numa outra casa, no 112 Lyon Street. Casa essa que ela arrendou e partilhou com Country Joe McDonald. Casa essa onde gravou o seu clássico Cheap Thrills, em 1967. Como curiosidade, Janis Joplin foi "expulsa" deste apartamento porque tinha um cão chamado George, o que não era permitido pelo seu senhorio.

Passemos agora para Haight Avenue e, no número 1524A, encontramos aquele que serviu de apartamento, nestes anos, a um dos maiores nomes da guitarra e fazedor de um dos momentos mais lendários do festival de Woodstock, o Jimi Hendrix.

Image hosted by Photobucket.com
2400 Fulton St. (Jefferson Airplane)

Os Jefferson Airplane tinham a sua mansão no número 2400 em Fulton Street, a seis quarteirões do cruzamento. Uma belíssima mansão de quatro andares com colunas gregas à entrada. Foi aqui que os Jefferson Airplane fizeram a sua casa e montaram o seu estúdio.
E com os Jefferson Airplane, está a santíssima quadratura das bandas míticas deste período referida (Grateful Dead, Country Joe & The Fish, Big Brother & The Holding e Jefferson Airplane).

Image hosted by Photobucket.com
616 Page St. (Charles Manson)

Só a título de curiosidade, era nesta zona também que vivia ocasionalmente o escritor Allen Ginsberg (em 1360 Fell St.), o demente Charles Manson (em 616 Page St.) e o bailarino Rudolph Nureyev (em 42 Belvedere St., mesmo juntinho ao cruzamento de Haight com Ashbury).

Este texto é baseado no Spare Change Tour, escrito por Mike Marino.