<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

6/07/2005

BREAK DA SEMANATM : JOHNNY PEARSON - LEAP FROG




O que é que existe num break que nos entusiasma tanto? Já por aqui se escreveu sobre isso detalhadamente, mas, assim resumidamente, podemos dizer que é o FUNK! Mesmo num álbum de Hard Rock de finais dos anos 70, pode haver um momento em que o baterista manda às urtigas toda a pose, todo o cabedal cravejado de tachas metálicas, todo o cabelo comprido que lhe cobre a face suada e simplesmente se deixa invadir pela ideia de groove. Tal como no jazz se fala em Swing para descrever o que às vezes não tem descrição possível (e Swing, no jazz, pode ser sinónimo de alma, de groove, de paixão, de talento, de skill...!), também nós podemos pegar na palavra FUNK e despi-la do seu sentido mais estrito para tentar capturar aquela essência rítmica que podemos encontrar em tantos lados. Por isso é que existe por aqui um Break da Semana TM! Porque a procura do FUNK - no sentido que acabámos de descrever - pode conduzir aos mais excitantes e improváveis lugares musicais.

Claro que não existe nada de improvável no mundo da Library Music, de que também já por aqui falámos abundantemente. Todos os diggers sabem que este é um dos universos que mais tesouros esconde. Porque foi música criada em absoluta liberdade de estilo, sem a pressão comercial que qualquer outro grupo, por mais underground que fosse, sentiria. Os mestres da Library Music fechavam-se em estúdio com uma ideia - fosse ela algo de tão vago como "Drama" ou de tão concreto como "Progressive Pop" - e desenvolviam-na abstractamente, com músicos que eram invariavelmente donos de enormes capacidades técnicas e artísticas (só assim poderiam gravar um álbum inteirinho numa tarde). Por isso há muito para descobrir no campo dos discos de Library Music. E a KPM, nesse território, é uma das editoras mais destacadas.

Para o Break desta semana, escolhemos um tema de Johnny Pearson incluído no fabuloso álbum Progressive Pop, o número 1077 da famosa série 1000 da KPM (editado em 1970 com o fabuloso subtítulo de The Bright Sparkling Contemporary Sounds of The 70's). Este álbum é quase um "who's who" de músicos de Library: com temas compostos por Keith Mansfield, Alan Hawkshaw, James Clarke, Alan Parker e Graham Walker, além, claro, de Johnny Pearson, é de esperar que todos eles tivessem estado envolvidos nesta sessão como músicos. Curioso é que ouvindo discos como os que foram recentemente editados pelos Harmonic 33 ou pela Shawn Lee's Ping Pong Orchestra, um álbum como este Progressive Pop parece ultra-actual.

E para um iniciado, um álbum destes pode mesmo representar um ataque de coração potencial: é que o lado a abre logo com Leap Frog, tema que arranca com um belíssimo break de bateria, ainda por cima gravado com um som fabuloso, que, caso não soubéssemos, poderíamos dizer ter sido registado ontem. Deve ser Brian Bennett o homem por trás da bateria, com este break servido por um belíssimo trabalho nos pratos e na tarola. Um luxo absoluto. Além do break, ficam ainda aqui alguns excertos do álbum que, no site dos Record Kingz (de onde lincamos o aúdio, porque tenho o cabo que liga o prato ao computador a precisar de reforma) vale umas meras 90 libras! Divirtam-se!

BREAK DA SEMANATM : JOHNNY PEARSON - Leap Frog [audio]