<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

5/28/2005

NOVIDADES VINÍLICAS


Há poucas sensações que se comparem à chegada a casa de um novo pacote naquele inconfundível cartão reforçado que, pelo tamanho, sabemos poder conter apenas uma coisa: vinil fresquinho! Nas últimas semanas chegaram alguns pacotes desses aqui ao Digga Headquarters e por isso mesmo o prato tem feito horas extraordinárias. Eis o que o carteiro trouxe até aqui a casa nos últimos tempos (e obrigado, uma vez mais, à Skool, pelo excelente serviço!) Todo o funk é, obviamente, em vinil de reedição. Mas de que outra forma se pode ter acesso a estas pérolas?


CYMANDE - Arrival (LP, Paul Winley Records, 1981)
Não é o primeiro álbum dos Cymande, e data já de 1981, mas ainda assim mostra bem porque é que este era o mais americano de todos os grupos britânicos de funk! Ainda por cima vem numa reedição facsímile do original na Paul Winley Records, a mesma etiqueta que editou a mítica Death Mix de Afrika Bambaataa (entre várias outras pérolas)!


DEMON FUZZ - Afreaka (LP, Janus, 1970)
Palavras para quê? É um dos maiores clássicos de sempre do funk que até agora só ouvia (com espantosa regularidade) em mp3. Mas já cá canta a reedição! Que inclui o espantoso Another Country que devem conhecer do volume 2 do Grooves From The Vault: fuzz funk do melhor, carregado de ácido e groove imparável. E também ninguém diria que esta espantosa mistura de afro-beat, Black Sabbath, p-funk e James Brown teve origem em Inglaterra!


INVADERS - Spacing Out (LP, Duane records, 1969)
Jazzman Gerald conta uma história curiosa do dono desta obscuríssima editora: aparentemente, depois de não ter conseguido vender praticamente nenhum dos discos que prensou dos Invaders, colocou-os no alpendre com um cartaz que dizia algo como "Grátis - leve um para casa". E mesmo assim não se livrou de todos, pelo que destruiu parte! Incrível, não? Sim, sobretudo se pensarmos na média de mil dólares que os poucos originais que sobraram costumam custar no Ebay! Não se sabe muito sobre o grupo, mas pensa-se ser um colectivo das Bermudas que gravou apenas um álbum. E que álbum! Outro grupo que apareceu na série Grooves from the Vault!


EDDIE BO AND THE SOUL FINDERS - The Hook & Sling (LP, Tuff City, 1996)
Não é uma reedição facsímile, mas uma espécie de compilação budget. Serve no entanto, para poder tocar em vinil o grande break de Hook & Sling! Puro funk de New Orleans e não é preciso dizer muito mais.


JOE BATAAN - Call My Name (LP, Vampi Soul, 2005)
Também já se disse por aqui tudo o que era necessário saber sobre Call My Name de Joe Bataan. E é obrigatório ter um destes em vinil, afinal vai ser uma raridade daqui a 10 ou 15 anos!


LYN COLLINS - Think (About It) (LP, People, 1972)
Também já por aqui falámos bastante de Lyn Collins (prima de Bootsy Collins!) quando recentemente faleceu. Neste álbum, produzido por James Brown (que Lyn acompanhava ao vivo), há muitas razões para a acompanharmos com o máximo de atenção. Sobretudo o grande tema que dá título ao álbum. Indispensável!


VÁRIOS - Cold Heat (2XLP, Now Again, 2005)
O Dub também já por aqui falou profusamente sobre esta compilação, a cargo de Egon e que sucede a Funky 16 Corners. Mais um grande trabalho de serviço público da Stones Throw/Now Again.


VÁRIOS - Love's a Real Thing - The Funky Fuzzy Sounds... (2xLP, Luaka Bop/Stones Throw, 2005)
Fabulosa compilação, de que o Dub também falou por aqui recentemente, editada em conjunto pela Stones Throw e pela Luaka Bop de David "Talking Head" Byrne. Fuzz afro-funk em estado de graça!


MADVILLAIN - Four Tet Remixes (12", Stones Throw, 2005)

MADVILLAIN - Koushik Remixes (12", Stones Throw, 2005)
Resmisturas de Four Tet e Koushik para os trabalhos visionários de Madlib e MF Doom no projecto Madvillain. Novas visões do futuro por dois excelentes manipuladores das possibilidades electrónicas do estúdio!


KOUSHIK - Be With Ep & One in a Day Ep (12", Stones Throw, 2005)
Se algum dia a MPC fôr vista como um instrumento típico da folk, Koushik decerto será apontado como um pioneiro dessa atitude. Hip Hop de filigrana, carregado de detalhes de bom gosto, e de uma leveza quase etérea. Muito bom!


QUASIMOTO - The Further Adventures of Lord Quas (2XLP, Stones Throw, 2005)
O novo de Madlib, aka Quasimoto. Hip Hop transviado pelo fumo, desviado pelo génio e toldado pela imaginação delirante. É um dos álbuns do ano, com toda a certeza.


EDAN - Beauty and the Beat (LP, Lewis recordings, 2005)
Outro dos álbuns do ano, outro dos discos já por aqui passados em revista no HdB. O maior geek do Hip Hop está de volta com um disco brilhante onde o Hip Hop olha para a época em que a expressão ainda não tinha sucumbido ao calculismo estético e comercial. Edan trilha um caminho que é só seu e ao segundo álbum afirma a sua visão com estrondo, estilo e classe. Brilhante...


LYRICS BORN - Same Shit, Different Day (2XLP, Quannum, 2005)
Remisturas da estreia a solo de Lyrics Born, com material inédito adicionado e a colaboração preciosa de gente como Chief Xcel, Dilated Peoples, DJ Shadow ou Dan The Automator! Obrigatório!