<$BlogRSDUrl$>
.

HitdaBreakz

5/27/2005

JOE BATAAN: MR NEW YORK IS BACK




Joe Bataan, afro-filipino carregado de orgulho, é um homem que enche a história do Latin Soul de Nova Iorque. Bataan nasceu em 1942 e teve uma infância algo atribulada, com ligações a gangs latinos que acabaram por conduzi-lo à prisão. Esse período revelou-se no entanto decisivo pois foi na prisão que aprendeu música. Quando saiu, ainda antes da década de 60 terminar, começou imediatamente a gravar discos. Foi um álbum seu de 1974, na editora Mericana, que viria a dar o nome à etiqueta Salsoul. Curiosamente, o próprio Joe Bataan haveria de gravar para a Salsoul no final dos anos 70. E justamente. Bataan foi um dos pioneiros na fusão de ritmos latinos e o som típico do R&B norte-americano, criando um crossover entre dois mundos que ainda hoje perdura, sendo mesmo alvo de recuperação por gente como os Sugarman 3 (banda de Neal Sugarman, membro do grupo que acompanha Sharon Jones) que levantam ainda hoje bem alta a chama do Latin Boogaloo!

Pois bem, o senhor Nova Iorque, como também é conhecido, está de volta com um novo álbum de título Call My Name, o primeiro registo de originais que a etiqueta Vampi soul, especializada em reedições, coloca no mercado. Trata-se de um álbum excelente, gravado com uma nova geração de músicos, onde se incluem membros da Daptone de Sharon Jones, como o já mencionado Neal Sugarman, onde o velho espírito do funk com cores latinas é recuperado com particular vitalidade. Não há nada de revivalista neste álbum: mesmo aos 63 anos, Joe Bataan é um músico carregado de vida que simplesmente se limitou a reactualizar um som que nunca chegou na verdade a morrer. Etiquetas como a Soul Jazz (nos seus dois volumes de Nu Yorica) têm feito muito para manter este som bem vivo e, claro, a Vampi Soul tem ajudado a reconstruir os passos históricos deste cruzamento com reedições pertinentes, onde se incluem alguns dos clássicos do próprio Joe Bataan. Mas Call My Name sobe a fasquia, transportando para o século XXI um som que é groove puro, feito à medida das pistas de dança mais informadas.

Este álbum já se pode escutar em Portugal através da Rádio Oxigénio (102.6) e dentro de uma semana será possível encontrar Call My Name nas lojas do costume. Oportunidade a não perder!

[áudio] CALL MY NAME [áudio]